Estado já totaliza 40 óbitos pela doença em 2024.
O Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul anunciou nesta segunda-feira (25), três novos óbitos pela dengue no estado, totalizando 40 mortes pela doença somente este ano.
As vítimas foram identificadas como uma mulher de 74 anos, residente em Frederico Westphalen, que sucumbiu em 15 de março, e um homem de 68 anos, morador de Cruz Alta, que veio a óbito no dia 17 de.
Além disso, uma mulher de 78 anos, residente em Novo Hamburgo, faleceu em 21 de março. Todos os casos foram agravados por comorbidades.
Frederico Westphalen emergiu como uma das áreas mais atingidas no RS, com uma incidência alarmante de 4.762 casos prováveis de dengue por 100 mil habitantes até o momento.
Cruz Alta segue com 500,7 casos por 100 mil habitantes, enquanto Novo Hamburgo registra uma incidência de 1.884.
O Centro Estadual de Vigilância em Saúde ressalta a urgência de medidas preventivas e ações de controle para conter a propagação da doença e proteger a população vulnerável contra os riscos. Diante da situação crítica, a população deve buscar atendimento médico imediato caso apresente os seguintes sintomas:
- Febre alta (entre 39°C e 40°C), persistindo por dois a sete dias.
- Dor retro-orbital (localizada atrás dos olhos).
- Cefaleia intensa.
- Dores no corpo e nas articulações.
- Mal-estar generalizado.
- Náuseas, vômitos e diarreia.
- Presença de manchas vermelhas na pele, podendo ou não ser acompanhadas de coceira.
leouve.com.br