Teste do bracinho agora é obrigatório na rede pública e privada de saúde do estado

Imagem ilustrativa. Foto: Marcello Casal/ Agência Brasil

Proposta é de autoria do deputado estadual Gustavo Victorino (Republicanos) e foi sancionada pelo governador Eduardo Leite (PSDB).

Promulgada nesta terça (9), pelo governador Eduardo Leite (PSDB), a Lei nº 16.112, de autoria do deputado Gustavo Victorino (Republicanos).

A lei institui a obrigatoriedade do teste do bracinho nas consultas pediátricas, em crianças a partir de três anos de idade. Isso vale para crianças atendidas pela rede pública e privada de saúde no Rio Grande do Sul.

A Lei garante a aferição arterial e da frequência cardíaca, utilizando os equipamentos adequados no aspecto anatômico e de finalidade pediátrica. Isso serve para o diagnóstico precoce e a prevenção da hipertensão arterial, assim como doenças cardíacas, renais e em retina de crianças.

Considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) um problema de saúde pública global, a hipertensão arterial acomete mais de 26% dos brasileiros e a prevalência na população pediátrica pode chegar a 15%.

A nova legislação diz que a criança que apresentar alterações no diagnóstico, deverá ser encaminhada a um atendimento especializado para a realização de exames complementares.

“Um teste simples que pode salvar a vida de nossas crianças”, pontuou Victorino.

 

O que é o ‘Teste do Bracinho’

O teste do bracinho consiste na aferição da pressão arterial da criança pelo médico ou enfermeiro devidamente registrado em sua entidade de classe. Tem como objetivos o rastreio, bem como o diagnóstico e a prevenção de: hipertensão arterial infantil; doenças cardíacas; doenças renais; e complicações renais, cardiológicas e em retina.

 

leouve.com.br

Guia Serra e Litoral só R$ 20 POR ANO
Estamos em faze de lançamento, Anuncie Conosco preço promocional

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionadas