Tartaruga-gigante é encontrada morta em praia de Torres

Tartaruga encontrada morta na praia neste sábado. Loiva Rambo Scheeren / Arquivo Pessoal

Uma tartaruga-gigante, também conhecida como tartaruga-de-couro, foi encontrada morta na manhã desta sexta-feira (29), na beira da praia de Itapeva Norte, em Torres, no Litoral Norte.

O animal foi avistado por volta das 11h.

Segundo a veranista Loiva Rambo Scheeren, 34 anos, autoridades foram chamadas para a remoção, mas o corpo da tartaruga permaneceu na areia, pelo menos, até às 19h30. Alguns banhistas — o que incluía crianças — chegaram a tocar na tartaruga.

— Achei preocupante, a gente não sabe o que pode ter levado a tartaruga à morte. Pode ter sido contaminação — relatou a telefonista, que é moradora de Dois Irmãos.

Segundo o Comando Ambiental da Brigada Militar de Torres, uma viatura foi deslocada e constatou a morte, mas o recolhimento e o enterro do animal ficam a cargo da prefeitura.

Conforme a prefeitura de Torres, os animais encalhados precisam seguir os procedimentos estaduais. No caso, como informa a assessoria da prefeitura, todo animal encalhado é considerado com gripe aviária, mesmo sem teste. O corpo precisa ser isolado e enterrado na areia — a secretaria de obras com o maquinário cava e realiza o enterro no local.

A prefeitura informou que o enterro deveria ter acontecido à tarde, porém, até o fechamento desta reportagem, o corpo do animal continuava na beira do mar.

O enterro deve acontecer na manhã deste sábado (30).

Podendo pesar mais de 900 kg e medir 2,1 m, a tartaruga-de-couro é uma das maiores espécies de tartaruga marinha do planeta.

Também chamada de tartaruga-gigante, ela é considerada como criticamente ameaçada de extinção pela Lista Vermelha da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais) desde 2013.

gauchazh.clicrbs.com.br

Onde Ir

Dicas de Onde Ir, na Serra ou no Litoral
Onde Ir