Encerrada nessa sexta-feira (22) em Porto Alegre, a terceira edição do South Summit Brazil registrou a participação de aproximadamente 23,5 mil pessoas de 55 países ao longo de três dias de atividades no Cais Mauá (Centro Histórico). A capital gaúcha já está confirmada para sediar novamente, nos próximos três anos, o maior evento de inovação da América Latina.
Os números incluem, ainda, o engajamento de mais de 900 investidores, 140 fundos de investimento nacionais e internacionais, mais de 800 palestrantes e 7 mil empresas, de acordo com dados do governo gaúcho, um dos realizadores junto com a prefeitura
A cerimônia de encerramento foi realizada no espaço Arena Stage (instalado em um dos armazéns da orla do Guaíba), com o anúncio dos vencedores da competição entre startups, que teve mais de 2 mil empresas inscritas em em cinco grupos temáticos, sob avaliação de um comitê formado por especialistas.
Destas, 50 se apresentaram na programação do South Summit e dez foram finalistas (outras 3 mil não entraram na disputa). A premiação foi dominada por empresas brasileiras, que receberam quatro troféus:
– Grande Vencedora: Cromai.
– Mais Escalável: Ostera.
– Mais Inovadora: IBBX.
– Mais Sustentável: B4Waste.
Com a palavra…
“O South Summit Brazil se consolida como a liga definitiva para mentes inovadoras”, declarou o prefeito Sebastião Melo. “A inovação que aqui discutimos deve resultar em benefícios às periferias, pois 86% dos brasileiros vivem em cidades. E devemos, cada vez mais, discutir as questões climáticas.”
“Trata-se de uma parceria que vai além de governos, mostrando para o mundo o que o Rio Grande tem de melhor. E ninguém saí daqui da mesma forma que entrou”, completou o governador gaúcho Eduardo Leite. Ele atribuiu o sucesso do evento à colaboração entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil.
Idealizadora do South Summit, a espanhola Maria Benjumea ressaltou o fato de que a próxima edição já começou a ser construída: “Tivemos um evento maravilhoso e que resulta de um sonho iniciado em 2022 graças às parcerias de montamos”.
O presidente do evento no Brasil, José Renato Hopf, mencionou que as conexões e ideias do encontro também repercutem fora do Cais Mauá: “Temos aqui uma via de 1,5 quilômetro que une governos, startups, universidades e pessoas, com resultados formidáveis e retornos na economia, hotelaria e gastronomia, por exemplo”.
(Marcello Campos)