Semana começa com sol entre nuvens no RS

Porto Alegre terá sol entre nuvens nesta segunda-feira | Foto: Ricardo Giusti

Frio segue no Estado, com Porto Alegre tendo máxima de 17°C.

A semana vai começar com sol entre nuvens no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira.

Quando a área de baixa pressão atmosférica se afasta e ar mais seco avança para o Estado.

Com isso, o tempo apresenta melhoria em diversas regiões, mas na Metade Leste haverá ainda momentos de maior nebulosidade, com garoa e chuva leve em alguns pontos. Porto Alegre terá entre 11ºC e 17ºC.

 

Guaíba baixa até quinta e depois sobe

O Guaíba ficou praticamente estabilizado no sábado depois de três dias de recuo, mas domingo retomou a curva de baixa e acelerada. Estava no começo do domingo com 4,51 metros e ao final da tarde já havia descido para 4,30 metros. A tendência é a curva de baixa se manter até quinta-feira.

No final da semana, por chuva e vento, haverá uma elevação do nível no segundo repique desta enchente. O que vai gerar o novo repique será mais vento Sul do que vazão por chuva. A MetSul adverte que, na sexta e no próximo fim de semana, o ingresso da massa de ar polar vai gerar vento Sul forte a intenso no Norte da Lagoa dos Patos, o que gerará represamento do Guaíba. Neste tipo de situação, no passado, com vento com a intensidade que se prevê, o Guaíba chegou a subir 30 cm a meio metro.

Assim, alertamos para o risco de forte subida do Guaíba com chegada de vazão e vento Sul forte a intenso na sexta e no próximo fim de semana.

Como o nível estará caindo até quinta, o segundo repique vai se iniciar com nível mais baixo do que no último, abaixo de 4 metros, e não em 4,55 metros como no começo do primeiro repique no dias 12.

O vento Sul ainda vai deixar as águas revoltas na Lagoa dos Patos e no Guaíba.

Isso fará com que as condições na sexta e em parte do sábado em vários pontos da orla da lagoa mais se assemelhem a de uma maré de tempestade no mar com inundações costeiras e ondas altas acompanhando o vento forte, o que trará inundações.

 

Correio do Povo

 

Guia Serra e Litoral só R$ 20 POR ANO
Estamos em faze de lançamento, Anuncie Conosco preço promocional

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionadas