Sem estradas, agricultores transportam gerador a pé de Veranópolis a Bento Gonçalves

Grupo utilizou ponte férrea para cruzar Rio das Antas Cedenir Postal / Divulgação

Famílias estão compartilhando equipamento para manter freezers funcionando.

Com estradas destruídas por conta da chuva que atingiu o Estado, um grupo de agricultores do interior de Bento Gonçalves precisou transportar a pé, no último domingo (5), um gerador de 250kg a partir de Veranópolis. O equipamento é fundamental para manter ligados os freezers das propriedades, na tentativa de salvar os alimentos até a que a situação se normalize, já que as propriedades também estão há dias sem energia.

Conforme o agricultor Cedenir Postal, são cerca de seis famílias isoladas na região do vale do Rio das Antas, entre Bento e Veranópolis. O único acesso às propriedades foi completamente destruído pela chuva e pelos deslizamentos. Para sair e chegar, somente a pé, por meio de trilhas.

A compra do gerador foi realizada por um vizinho de Cedenir em Veranópolis e um conhecido levou de carro até onde era possível. A partir daquele ponto, um grupo de nove pessoas carregou o equipamento sobre uma ponte da linha férrea para cruzar o Rio das Antas e depois por trilhas até as propriedades. Para manter o funcionamento pelo maior tempo possível, as famílias têm racionado o uso do aparelho, ligando apenas algumas horas por dia.

— Como temos tratores, normalmente compramos grandes quantidades de diesel. Sorte que meu vizinho tinha comprado mil litros, então acho que temos por algum tempo, porque para retornar nossa energia tem que recuperar a estrada — avalia.

Ainda segundo Cedenir, já há registro de saques em residências e animais precisam ser tratados em propriedades vizinhas.

— Tem muita gente que continua isolada e tem muitos que saíram por causa dos deslizamentos e não conseguem voltar. Estamos perdendo hortaliças e frutas, no caso do meu vizinho, porque não conseguimos vender — relata.

Nesta terça-feira (7), equipes de resgate seguem em busca de 10 desaparecidos em Bento Gonçalves.

Também se trabalha na abertura de vias e no levantamento de deslizamentos e condições dos terrenos.

A orientação é que famílias que saíram de casa não retornem devido à previsão de mais chuva para os próximos dias.

 

gauchazh.clicrbs.com.br

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

AS MAIS LIDAS

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionadas