Secretaria Municipal da Saúde aplica 647 vacinas nos socorristas em dois dias em Porto Alegre

Desde sexta-feira, três vacinas estão disponíveis para pessoas que estão fazendo resgates de pessoas e animais em decorrência da enchenteFoto: Cristine Rochol/PMPA

A Equipe de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde aplicou 647 vacinas em dois pontos estratégicos de partida e chegada de resgates: a Usina do Gasômetro e o Viaduto Eduardo Utzig na sexta-feira (10), e neste sábado (11), em Porto Alegre.

Desde sexta-feira, três vacinas estão disponíveis para pessoas que estão fazendo resgates de pessoas e animais em decorrência da enchente: a Dupla Adulto (dT), contra difteria e tétano, a antirrábica e influenza (gripe). Nos dois dias foram 336 doses da dT, 221 da vacina contra influenza e 90 contra a raiva (que tem esquema diferente para pré ou pós-exposição).

As duas vacinas são oferecidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A dT é aplicada em pessoas com alguma lesão ou ferimento e que tiveram contato prolongado com as águas da enchente. A antirrábica, para acidentes leves ou graves de pessoas no resgate ou cuidado com os animais.

O resultado da atividade é considerado satisfatório pela chefe da equipe, Renata Capponi. No domingo (12), Dia das Mães, haverá vacinação nos dois locais, entre as 14h e às 18h.

A vacinação a socorristas começou na quinta-feira, 9, quando foram aplicadas 190 doses – 158 de dT e 32 de influenza. Desde o início da atividade, foram 837 doses administradas pela equipe.

 

Antirrábica

Quem recebeu a dose de pré-exposição (socorristas de animais que não sofreram lesões) deve fazer a segunda dose sete dias após a primeira.

Já na pós exposição (socorristas com ferimentos por cães ou gatos), o esquema de quatro doses deve ser completado em três, sete e 14 dias da data da primeira.

A vacina antirrábica está disponível, em Porto Alegre, nas unidades de saúde Modelo, Tristeza e IAPI. Em outros municípios, a disponibilidade da vacina pode ser verificada na secretaria municipal de saúde local.

 

 

osul.com.br

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

AS MAIS LIDAS

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp