Não há previsão de retorno para Porto Alegre e outras cidades que sofreram maior impacto das enchentes nos últimos dias.
Após uma reunião realizada com todos os 30 coordenadores regionais neste domingo (5), a Secretaria da Educação (Seduc) do Rio Grande do Sul determinou que as aulas da rede pública estadual serão retomadas de forma parcial na terça-feira (7) em razão do impacto provocado pelas enchentes dos últimos dias.
Deverão voltar às salas de aula somente os estudantes das coordenadorias de Uruguaiana, Osório, Erechim, Rio Grande, Palmeira das Missões, Três Passos, São Luiz Gonzaga, São Borja e Ijuí em razão de os municípios destas zonas terem sofrido menos danos na infraestrutura.
Áreas mais castigadas ainda estão sem previsão de retorno. Nas coordenadorias de Porto Alegre e naquelas que abrangem as áreas de São Leopoldo, Estrela, Guaíba, Cachoeira do Sul e Canoas ainda não há previsão de retorno. No caso das demais localidades, será realizada uma nova reunião nesta segunda-feira (6) para se avaliar o cenário e o que será feito (veja lista completa abaixo).
A nota divulgada na noite do domingo informa ainda que a Seduc “juntamente com a Secretaria de Obras Públicas e suas regionais, segue monitorando a situação das escolas nos municípios atingidos pelas chuvas, por meio do levantamento realizado pelas CREs (Coordenadorias Regionais de Educação)“.
De acordo com uma atualização divulgada às 18h, de um total de 2.338 escolas estaduais, 733 delas, localizadas em 229 municípios, foram afetadas de alguma forma pelas chuvas. Desse contingente, 278 foram danificadas.
Veja a previsão de volta às aulas por região
Retornam na terça-feira (7)
- Coordenadoria de Uruguaiana (10ª CRE)
- Osório (11ª)
- Erechim (15ª)
- Rio Grande (18ª)
- Palmeira das Missões (20ª)
- Três Passos (21ª)
- São Luiz Gonzaga (32ª)
- São Borja (35ª)
- Ijuí (36ª)
Sem previsão de retomada
- Porto Alegre (1ª CRE)
- São Leopoldo (2ª)
- Estrela (3ª)
- Guaíba (12ª)
- Cachoeira do Sul (24ª)
- Canoas (27ª)
Situação será analisada em reunião nesta segunda-feira (6)
- Caxias do Sul (4ª)
- Pelotas (5ª)
- Santa Cruz do Sul (6ª)
- Passo Fundo (7ª)
- Santa Maria (8ª)
- Cruz Alta (9ª)
- Bagé (13ª)
- Santo Ângelo (14ª)
- Bento Gonçalves (16ª)
- Santa Rosa (17ª)
- Santana do Livramento (19ª)
- Vacaria (23ª)
- Soledade (25ª)
- Gravataí (28ª)
- Carazinho (39ª)
Rede privada também informa o funcionamento das escolas e faculdades na próxima semana
Colégio Santa Dorotéa – Não haverá aula segunda (6) e terça-feira (7). Para os próximos dias, a escola emitirá um novo comunicado.
Colégio Santa Inês – Aulas foram suspensas no dia 06 e 07 de maio. Novos informativos serão lançados ao longo da semana.
Colégio Marista – Cada unidade marista está avaliando seu funcionamento conforme análise dos impactos. Até o presente, as unidades Pio XII, Rosário, São Pedro, Ipanema e Assunção não estarão funcionando na os dias 06 e 07 de maio.
Colégio Anchieta – A escola mantém o calendário em função do suprimento de água e energia elétrica. Estudantes poderão comparecer as aulas, e casos especiais serão analisados. A escola também está servindo de abrigo a pessoas atingidas pela enchente.
Colégio Farroupilha – O Colégio Farroupilha promoverá alterações nas atividades escolares na segunda e na terça-feira, dias 6 e 7 de maio. É importante destacar que o Colégio estará em funcionamento; porém, com efetivo reduzido de educadores em todos os setores.
Feevale – A faculdade suspendeu as atividades até o dia 11 de maio. Aulas online não foram cogitadas pois muitos estudantes estão sem energia elétrica em casa.,
Unisinos – A universidade cancelou as atividades até o dia 11 de maio, mantendo os campi de São Leopoldo e Porto Alegre abertos à comunidade para atender os serviços emergenciais.
PUCRS – A PUCRS suspenderá todas as aulas previstas entre segunda-feira (6) e sábado (11) da semana que vem.
Além da rede privada, a UFRGS suspendeu as aulas nesta semana.
gauchazh.clicrbs.com.br