SAÚDE E ROTARY DE IMBÉ REALIZAM AÇÃO DE PREVENÇÃO AO MELANOMA

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Unidade de Saúde da Família (USF) Centro II, em parceria com o Rotary Club de Imbé, realizou, nesse sábado (06), uma ação do projeto “Melanoma, essa não é a sua praia”.

A iniciativa aconteceu na Casa da Saúde, junto a Guarita Central localizada na esquina das avenidas Beira-Mar e Santa Rosa, no Centro.

A ação trouxe temas como orientação para prevenção ao câncer de pele. Para falar sobre o assunto, Saleh Asad Abdalla Júnior, médico dermatologista e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Cirurgia Dermatológica, explicou ao público presente, sobre os males causados pelo sol em horários inadequados e o que fazer para minimizar os riscos de desenvolver o melanoma.

Dentre as orientações, Abdalla salientou que se deve evitar exposição ao sol entre as 11h e 15h, horário de maior incidência de raios UVB. Protetor solar a cada duas horas e manter o corpo sempre hidratado também fazem parte das recomendações.

“O câncer de pele hoje abrange uma porcentagem de 25% do total dos canceres registrados no país, e desses 25%, 4 a 6% são melanomas. Ele atinge principalmente pessoas de pele clara, com menor índice de melanina no corpo, que vem a praia e ficam expostas ao sol em horários inadequados e de forma prolongada.

“O Melanoma ocorre com maior frequência em perna de mulheres e dorso e tórax dos homens. Qualquer sinal de alteração nos nervos (sinais ou pintas que temos espalhados pelo corpo), é indicado procurar o serviço médico para avaliação, pois esses tem grande risco de se tornarem melanomas”, salienta o dermatologista.

Ele ressalta ainda o melanoma, quando detectado na fase inicial, 95% são curados com intervenção cirúrgica. Por isso que qualquer alteração em algum sinal que se tem no corpo, procurar auxílio do especialista para avaliação e posterior tratamento.

Magda Dörr, secretária de saúde de Imbé também enfatiza a importância dos cuidados ao horário de exposição ao sol.

Vento e sol na beira da praia podem ser extremamente prejudiciais sem os devidos cuidados, por isso protetor solar, cuidado aos horários de exposição e hidratação extrema são prioridade para manter a pele em dia, e caso note alguma mancha diferente na pele, procure nossa rede de saúde, que agora conta com um profissional extremamente capacitado, como o doutor Abdalla, para atender e orientar a nossa população.
_______________________________
📝 TEXTO: Márcio Sardá
📸 FOTO: Márcio Sardá
🆕💡 NOVIDADE: receba as nossas notícias no seu telefone!
🟩 WHATSAPP – Clique no link https://zap.imbe.rs.gov.br
🟦 TELEGRAM – Clique no link https://t.me/prefeituraimbe
#imbé #umlugarcheiodevida #prefeituradeimbé #praiars #litoralgaúcho #litoralnorte #riograndedosul #litoralrs #euamoimbé #saude #casadasaude #rotary #prevencaoaocancer

 

Prefeitura Municipal de Imbé

Onde Ir

Dicas de Onde Ir, na Serra ou no Litoral
Onde Ir