Santa Casa de Porto Alegre realiza Primeira Cirurgia de Transposição Uterina do RS

Foto: Divulgação / Santa Casa

A técnica desenvolvida em Curitiba será realizada pela primeira vez no Estado para evitar a infertilidade após o diagnóstico de certos tipos de câncer.

A esperança de engravidar e se tornar mãe ganhou um novo capítulo na história de uma paciente em tratamento de câncer na Santa Casa de Porto Alegre.

A equipe de oncoginecologia, acompanhada do cirurgião oncológico Reitan Ribeiro, realizou a primeira cirurgia de transposição uterina do Rio Grande do Sul.

O procedimento busca garantir a fertilidade de mulheres que foram diagnosticadas com câncer na região pélvica e precisam realizar radioterapia durante o tratamento.

“Essa é uma técnica brasileira ainda bastante recente, mas que se tornou uma aliada imprescindível para a proteção dos órgãos reprodutivos de mulheres em tratamento de tumores no reto, intestino ou vagina, por exemplo”, explica a ginecologista Rosilene Jara Reis, especialista em cirurgia oncológica e oncologia pélvica, que integrou a equipe do procedimento junto com o cirurgião Reitan Ribeiro, criador da técnica.

Os cirurgiões oncológicos Cássio Bona Alves e Ermani Cadore também participaram do procedimento, que teve a primeira etapa realizada em fevereiro.

Desenvolvida em Curitiba, ainda em fase de pesquisa, a técnica consiste em transferir os órgãos reprodutivos da mulher para a parte de cima do abdômen, uma vez que o tratamento oncológico pode atingir os óvulos femininos e tornar a mulher infértil.

No procedimento, a primeira etapa consiste no deslocamento e fixação cirúrgica do útero e ovários na parte superior do abdômen, permitindo as aplicações radioterápicas na parte inferior.

Com a mudança de posição do útero, a vagina é temporariamente fechada e a região do colo passa a ser ligada ao umbigo, que é aberto para liberar o fluxo menstrual.

Ao final do tratamento radioterápico, os órgãos são realocados nos seus locais, mantendo viva a esperança da maternidade.

 

Fonte: Correio do Povo

 

independente.com.br

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

AS MAIS LIDAS

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionadas