RS tem risco de chuva intensa e novas tempestades nesta semana; veja dia a dia

Maior volume de chuva deve ocorrer na quarta-feira | Foto: Guilherme Almeida

Maior volume de chuva em Porto Alegre e região deve ocorrer na quarta-feira.

A semana começou com chuva forte e temporais em diversas cidades gaúchas, mas não serão as últimas tempestades por estes dias.

Um novo episódio de forte instabilidade vai afetar o Rio Grande do Sul com elevados volumes de precipitação em diversos pontos e ainda um alto risco de tempestades fortes a severas.

Neste segunda-feira, o sol predomina no Rio Grande do Sul, embora acompanhado por nuvens na grande maioria das localidades. Chove em pontos bastante localizados da Metade Norte de manhã.

 

Terça-feira

A terça-feira terá sol e nuvens no Rio Grande do Sul. Entretanto, no decorrer do dia se espera aumento de nebulosidade. O tempo já se instabiliza com chuva em algumas áreas de manhã, como no Oeste. Da tarde para a noite, a chuva atinge a maioria das áreas do Estado com temporais isolados de vento e granizo.

Um sistema de tempestades associado a um centro de baixa pressão vai se deslocar da Argentina e do Uruguai para a Campanha e o Sul gaúcho na segunda metade do dia. O episódio deve ter chuva muito intensa, chegando a ser extrema em alguns locais, e que poderá vir com vendaval. Rajadas perto e acima de 100 km/h não estão descartadas.

A terça-feira não chega a ser muito quente na maioria das localidades, uma vez que o tempo começa a se instabilizar ainda de manhã em parte do Estado. Nos vales e na Grande Porto Alegre, porém, fará muito calor com máximas de até 35ºC ou mais antes da chegada da chuva com risco de temporal no fim da tarde e à noite.

 

Quarta-feira

A quarta-feira será um dia de intensa instabilidade no Rio Grande do Sul com uma baixa pressão na costa e outro centro de baixa pressão atuando no Nordeste da Argentina. A chuva atinge todas as regiões gaúchas no decorrer do dia e será por vezes forte a torrencial em diversas cidades com elevados volumes.

No começo do dia, precipitação muito intensa pode afetar pontos entre o Sul e o Leste gaúcho. Porto Alegre está entre as áreas de risco de muita chuva no decorrer da quarta.

Além dos episódios de chuva forte, que podem trazer alagamentos e inundações, segue o risco de temporais isolados de vento forte e granizo. O dia será ventoso em grande parte do Estado.

 

Quinta-feira

A quinta-feira ainda começa com chuva em parte do Rio Grande do Sul, como em cidades do Centro do RS e da Metade Norte. Ao longo do dia, porém, o tempo melhora na maioria das cidades com sol e nuvens.

Ainda pode ter chuva na segunda metade do dia em algumas localidades, de forma mais isolada, especialmente na Metade Norte.

As máximas não superam 30ºC na maioria das cidades.

 

Sexta-feira

Na sexta-feira, por sua vez, o sol aparece com nuvens no Rio Grande do Sul. O tempo, porém, não estará firme em todas as localidades.

Permanece a possibilidade de chover de forma localizada, especialmente em localidades da Metade Norte gaúcha.

A tarde será de forte calor em parte do Estado, com máximas elevadas no Oeste, no Centro e nos vale.

 

Correio do Povo

Onde Ir

Dicas de Onde Ir, na Serra ou no Litoral
Onde Ir