RS: Estado enfrenta a maior tragédia de sua história em função das chuvas

Situação de guerra no Rio Grande do Sul não é exagero.

O que era uma possibilidade até quarta-feira, tornou-se realidade, nesta quinta-feira. O Rio Grande do Sul enfrenta a maior tragédia de sua história em função das chuvas em níveis recordes dos últimos dias.

Em pelo menos duas de suas manifestações recentes, o governador Eduardo Leite (PSDB) classificou a situação como de guerra. Sem nenhum exagero. As informações, imagens e relatos sobre as situações em mais de duas centenas de municípios do Interior do Estado são inéditas e devastadoras.

O foco total dos esforços, que envolvem o reforço das forças nacionais e de outros estados, é salvar vidas. A prioridade, no entanto, esbarra em obstáculo logístico. O mau tempo não está permitindo que aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), preparadas para situações extremas, cheguem em alguns locais onde pessoas precisam ser resgatadas.

Pedidos de socorro desesperados como o do prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi, se repetiram ao longo do dia. “Nenhum dos aviões da FAB chegou até aqui. Temos pessoas ilhadas, outras soterradas. Não é possível que nada possa ser feito”, disse, durante entrevista ao programa Esfera Pública, quando confirmou, no início da tarde de quinta-feira, o rompimento parcial da barragem 14 de julho.

“Se formaram ondas de cerca de dois metros de altura após o rompimento”, disse o prefeito. A realidade extrema que se impõe agora, infelizmente, deve se agravar nos próximos dias.

 

Correio do Povo

 

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

AS MAIS LIDAS

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp