O projeto que visa desacelerar automóveis utilizando rampas em áreas de escape nas rodovias gaúchas foi aprovado, por unanimidade, na Assembleia Legislativa.
O autor da medida, deputado estadual Guilherme Pasin (Progressistas), diz que o número de acidentes, inclusive fatais, nas estradas foi a motivação da proposta.
“Queremos acabar com as mortes consideradas evitáveis no trânsito. Para isso, sugerimos a criação dessas áreas em declives acentuados, como na Serra. Essa estrutura reduz consideravelmente a velocidade dos veículos em trechos em que principalmente caminhões perdem os freios e ocasionam graves acidentes, inclusive fatais”, explica.
De acordo com o deputado, a medida foi proposta a partir de estudos prévios, uma vez que a instalação deve ser feita em áreas específicas, onde há grande quantidade de acidentes por tombamentos e colisões. “A partir de apontamentos e indicadores técnicos, os locais adequados vão receber a estrutura, seja por força do Estado, convênios, concessões ou projetos”.
Exemplos de locais que necessitam da intervenção viária são a ERS 431, em Bento Gonçalves, e a ERS 129, na “Curva da Morte”, acesso secundário de Muçum. “De acordo com o Comando Rodoviário da Brigada Militar, nos últimos 10 anos, houve 103 acidentes na ERS 431 e outros 236 na ERS 129. Ao todo, foram registrados 22 acidentes fatais nas duas rodovias”, inclui Pasin.
O estado vizinho, Santa Catarina, conta com três áreas de escape. Juntas, já foram utilizadas 513 vezes, com 798 vidas salvas, de acordo com informações da Defesa Civil catarinense.
“Então é uma solução funcional que aumenta a proteção das pessoas. Se, com isso, tivermos ao menos uma vida salva, nossa medida já valeu a pena”, diz o deputado.
Agora o projeto segue para ser sancionado pelo governador Eduardo Leite.
Correio do Povo