Na tarde de terça-feira (16), na sede do DAER em Osório, autoridades municipais e estaduais, se reuniram com moradores da Estrada da Perua, para debater possíveis alternativas aos bloqueios colocados na via em dias de intenso movimento, limitando o acesso dos mesmos ao município.
O encontro foi uma solicitação do Presidente do Legislativo Osoriense em exercício, Vereador João Pereira.
Na ocasião se ouviu dos moradores a dificuldade por conta do bloqueio, que exige um retorno para acessar a cidade de Osório.
O Superintendente da 16° Superintendência regional do DAER Vágner Menezes Seering, apresentou um projeto de retornos, com custo menor, que pode amenizar o problema.
Entretanto sem dar prazo ou garantia. As sugestões de elevada e semáforo foram praticamente descartadas.
O Comandante do Pelotão Rodoviário de Osório, Tenente Alexandro Sebastiany, em entrevista à Jovem Pan, disse que o bloqueio é sazonal, e que mesmo sendo um transtorno, o objetivo é preservar vidas.
Tereza Cristina de Oliveira, moradora da Estrada da Perua, avaliou positivamente a reunião, mas lamentou sair do encontro sem uma posição mais definitiva em relação aos prazos.
Além do bloqueio da Estrada da Perua, foram debatidas outras situações como o da ERS-389 no km 1, acesso ao bairro Bosques do Albatroz.
Local de intenso movimento, e um número grande de acidentes. No local o DAER propõe um nova rótula (foto).
Moradores do Condomínio Horizontal Campos de Dentro, entre Tramandaí e Osório também cobraram uma pista de desaceleração defronte ao condomínio no sentido Osório – Tramandaí.
Houve um compromisso das autoridades locais representadas, para levar as demandas para órgãos do estado, e até mesmo solicitar verbas de emendas com Deputados.
Lucas Filho