A partir dos dois últimos assaltos, que assustaram moradores de Osório, e veículos furtados na cidade, foi dado início um abaixo-assinado, cobrando mais agilidade para a criação da Guarda Municipal no município.
Sobre o tema, a Jovem Pan News Litoral conversou com o vigilante concursado da prefeitura César Augusto Ferri, e com o advogado Marcelo Reis.
Conforme o advogado, empresários deram início ao movimento, com a criação de um grupo para tratar do tema.
Inicialmente foi realizada uma pesquisa com os municípios vizinhos que já implantaram a guarda, para se obter informações importantes como o custo, e como funciona toda a operação do sistema.
César Augusto acredita que com a criação da guarda, e com capacitação dos atuais vigilantes, o município ficaria bem servido com a segurança, e agente de trânsito.
Marcelo Reis comentou que o abaixo-assinado, visa principalmente cobrar uma lei já existente no município, desde 2019, e conforme apurou com o secretário de Segurança do município de Tramandaí, o valor não seria um empecilho.
Na cidade vizinha, cerca de 20 agentes atuam na Guarda Municipal, com o custo de 155 mil reais ao mês.
– Não é substituir a polícia e sim complementar a segurança. Disse Marcelo Reis, destacando as alterações em lei que devem dar novas atribuições para a Guarda Municipal.
O abaixo-assinado está disponível de forma eletrônica, e em breve será realizado de forma física. Quem se interessar em assinar pode contatar o advogado através do link https://chng.it/g85LqjFkyjou via contato de WhatsApp (51) 9977-2690.
Na próxima segunda-feira (22) haverá uma reunião com o Secretário de Segurança pública e trânsito para atualizar a pauta. Além da criação da guarda, a proposta solicita o cercamento eletrônico em Osório.
Lucas Filho