Retirada dos corpos das vítimas do acidente segue durante a madrugada.
A retirada dos corpos das vítimas da queda de avião em Gramado, neste domingo (22), segue na região.
De acordo com o delegado Gustavo Barcellos, chefe da 2ª Delegacia de Polícia Regional do Interior, com sede em Gramado, restos mortais foram encontrados na casa perto da loja em que o avião caiu, na Avenida das Hortênsias.
Barcellos afirma que não há previsão para a finalização das buscas.
— Acredito que vai madrugada adentro. Os trabalhos aqui são bem complexos por toda estrutura que foi prejudicada, também pela questão envolvendo a própria aeronave, para que possamos ter uma coleta bem criteriosa de todos os vestígios — destacou o delegado em entrevista à Rádio Gaúcha.
Ele explica que é difícil identificar entre os escombros o que faz parte da aeronave e o pertence à estrutura da loja atingida, devido à destruição causada pela queda.
Segundo o delegado, é uma cena que “causa bastante impacto”. A perícia agora busca se há fragmentos da queda dentro da pousada, que fica ao lado da loja.
— Como há uma série de escombros, houve um rompimento na parte de alvenaria da pousada. Agora vai ser feita essa análise na parte interna que fica junto à loja onde houve o impacto final — detalha.
Conforme Barcellos, duas investigações vão ser realizadas em paralelo, uma pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e outra pela Polícia Civil, “com seus respectivos objetivos e que se complementam entre si”.
— A investigação do Cenipa tem um fim: estabelecer o que causou e por que aconteceu. A investigação da Polícia Civil também objetiva apurar todas as nuances envolvendo o fato e qualquer possível responsabilização no âmbito penal — destaca.
Quem são as vítimas
O empresário Luiz Cláudio Galeazzi foi uma das vítimas da queda. Ele que estava pilotando a aeronave. Outros nove familiares de Galeazzi também morreram no acidente.
As vítimas são a esposa dele e três filhas do casal, a mãe da esposa, uma cunhada e o marido e seus dois filhos.
A Galeazzi & Associados lançou, ainda na tarde de domingo, comunicado de falecimento, onde disse que “Luiz Galeazzi será eternamente lembrado por sua dedicação à família e por sua notável trajetória como líder da Galeazzi & Associados”.
Veja a lista de vítimas:
- Luiz Claudio Salgueiro Galeazzi – piloto
- Tatiana Natucci Niro – esposa de Galeazzi
- Maria Eduarda Niro Galeazzi – filha de Galeazzi e Tatiana
- Maria Elena Niro Galeazzi – filha de Galeazzi e Tatiana
- Maria Antonia Niro Galeazzi -filha de Galeazzi e Tatiana
- Lilian Natucci – sogra de Galeazzi
- Veridiana Natucci Niro – irmã da esposa de Galeazzi
- Bruno Cardoso Munhoz Guimaraes Araújo – marido de Veridiana
- Giulia: filha Veridiana e Bruno
- Matteo: filho Veridiana e Bruno
Como ocorreu o acidente
A aeronave, um modelo Piper Cheyenn, decolou com 10 pessoas a bordo, conforme a Defesa Civil.
O avião bateu contra um prédio e, na sequência, acertou uma casa e uma loja de móveis. Os destroços também atingiram uma pouda.
O ponto exato do acidente fica na esquina da Avenida das Hortênsias com a rua Ema Ferreira Bastos, em Gramado.
As 10 pessoas que estavam a bordo do avião morreram. Outras 17 pessoas impactadas em solo ficaram feridas. Dessas, cinco já foram liberadas e duas estão em estado grave.
gauchazh.clicrbs.com.br