Programa socioambiental da Corsan ensina estudantes a transformar óleo de cozinha usado em sabão em Osório

Cerca de 35 alunos dos 1º e 3º anos do curso Técnico de Meio Ambiente da Escola Estadual Ildefonso Simões Lopes, de Osório, participaram, nesta sexta-feira, 5, de uma oficina de produção de sabão com óleo usado de cozinha.

Os estudantes assistiram também a uma palestra sobre o assunto. A atividade fez parte do programa socioambiental De Olho no Óleo, desenvolvido pela Corsan, para ensinar e estimular a reutilização do óleo de cozinha em vez do descarte inadequado em pias ou vasos sanitários, que danifica as redes de esgoto e o meio ambiente.

Na palestra, a assistente social da Corsan Cristiane Silveira explicou os danos causados pelo óleo ao sistema de esgoto e como armazená-lo e reaproveitá-lo. Fazer o sabão, por exemplo, além de proteger o meio ambiente e as redes de saneamento, ainda pode ser uma fonte de renda familiar. “Construir a consciência do descarte correto do óleo usado e proteger o meio ambiente são o nosso maior objetivo”, disse Cristiane.

Com a utilização dos equipamentos de proteção e sob o olhar curioso e atento dos estudantes, ela confeccionou o sabão com a ajuda de alguns. A aluna do 3º ano, Jenifer Lopes, auxiliou na produção usando luvas. “Foi bem legal, e penso ser importante ensinar nas escolas, porque é uma aula sobre o jeito correto de aproveitar o óleo ao invés de jogar na pia”, disse ela.

A professora e coordenadora do curso de Técnico de Meio Ambiente da escola, Joana Leal, considera a oficina uma ferramenta importante no processo de aprendizado. “Aprender novas posturas e entender que se pode reutilizar alguns resíduos que poderiam ser perigosos à natureza contribui para a prática de novas estratégias”, afirmou.

Fonte: divulgação/Corsan

 

 

 

Lucas Filho

Guia Serra e Litoral só R$ 20 POR ANO
Estamos em faze de lançamento, Anuncie Conosco preço promocional

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionadas