Devido às chuvas, Torres cancela solenidade de entrega da orla gastronômica do Rio Mampituba

Devido ao mau tempo, provocado pelas chuvas em Torres, está cancelado nesta sexta-feira, 5 de julho, o ato de entrega da orla gastronômica do Rio Mampituba à comunidade.

A cerimônia ocorreria às 16h30min, quando a Prefeitura de Torres, por meio da Secretaria de Planejamento e Participação Cidadã, entregaria oficialmente à comunidade as obras de revitalização da orla.

A intervenção englobou uma área de 18.792,00 m², iniciando no final da Avenida Beira Mar, nº 1969, e finalizando na Avenida Cristóvão Colombo, nº 255. Conforme o prefeito Carlos Souza, a iniciativa foi de grande importância para a cidade, um marco para os torrenses, agradando moradores e turistas. Será um ponto turístico a nível estadual.

A grande novidade na praça se dá pela instalação da fonte interativa de piso e quando os jatos são desligados, o espaço fica livre para apresentações itinerantes.

A obra de revitalização da orla gastronômica iniciada em janeiro de 2023, teve abrangência em diversos aspectos, tanto estruturais, quanto de infraestrutura, lazer, paisagístico e de mobilidade. Iniciou-se pela contenção das margens do Rio Mampituba, onde as mesmas foram executadas por meio de colocação de pedras de enrocamento ao longo das bordas que abrangem os trechos da obra.

Além destas melhorias estruturais, as margens se tornaram local contemplativo, com a construção de decks, passeio público e distribuição de mobiliário urbano.

Para priorizar os pedestres e melhorar a acessibilidade, as áreas de passeio foram ampliadas e espaços de contemplação foram criados, nivelados com a rua, com pisos padronizados e rotas acessíveis com sinalização tátil.

O trajeto é composto por bancos, lixeiras, espreguiçadeiras e bicicletário, entrelaçado ao projeto paisagístico, foi pensado em proporcionar conforto ambiental para permanência no local. A ciclovia da Avenida Beira Mar teve continuidade na orla, sendo seu prolongamento estendido por aproximadamente 470 metros até a Rua Egídio Michaelsen. A mesma, é de concreto pigmentado, com sentido de ida e volta, iluminação e sinalização vertical e horizontal.

Tratando-se de infraestrutura urbana, foram redimensionadas e refeitas a drenagem pluvial através de tubos de PEAD e grelhas para melhor escoamento das águas.

Estas melhorias englobaram as Ruas Kalil Sehbe, Saldanha da Gama e Avenida Cristóvão Colombo. Além disso, as mesmas receberam nova pavimentação com PAVS e tiveram seu sentido viário alterado. Já a Rua Egídio Michaelsen contou com recapeamento asfáltico em pontos específicos onde foram feitas intervenções.

O projeto de paisagismo incluiu o plantio de árvores nativas de médio porte ao longo dos percursos, visando melhorar o conforto ambiental urbano, substituindo as árvores exóticas invasoras. Além disso, para complementar a paisagem, as esquinas foram decoradas com floreiras e plantas, enquanto foram criados canteiros nas praças e calçadas.

Um dos pontos altos do projeto foi a renovação da Praça Amigos da Praia de Torres, que foi redesenhada para se integrar ao espaço público e à ciclovia.

Agora, a praça conta com novo mobiliário urbano, iluminação e um playground e piso feitos de material sustentável, além de um belo design paisagístico. Outro destaque, a fonte seca interativa, também já se tornou atração da grande praça. Esta terá funcionamento conforme horário programado, que será divulgado em breve.

 

Prefeitura Municipal de Torres

Guia Serra e Litoral só R$ 20 POR ANO
Estamos em faze de lançamento, Anuncie Conosco preço promocional

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionadas