Prefeitura de Pelotas altera áreas de risco por causa das chuvas intensas

Casas de Bombas, como a da Vila Farroupilha, estão funcionando a pleno em Pelotas | Foto: Rodrigo Chagas/ Prefeitura de Pelotas/CP

Locais com o Ceval, Vila Farroupilha, área baixa da Francisco Caruccio e da Colina do Sol, Avenida Brasil, estão para a lista de locais de risco para inundação.

As chuvas que ficaram entre 130mm e 160 milímetros nos últimos dias fez com que a Prefeitura de Pelotas acrescentasse mais cinco locais como áreas de risco para inundação em Pelotas. Ceval, Vila Farroupilha, área baixa da Francisco Caruccio e da Colina do Sol, Avenida Brasil, foram colocadas em vermelho no mapa de risco da cidade.

Em uma transmissão pela internet, a prefeita Paula Mascarenhas disse que a previsão não era que as chuvas seriam intensas em Pelotas. “ Teriamos muita chuva na região, mas tivemos muita chuva em Pelotas diretamente. Estamos com a situação de alta na Lagoa dos Patos, no Canal São Gonçalo e todos os mananciais da volta da cidade, então uma chuva em pouco tempo com este volume grande tem um impacto”, admitiu.

Por este motivo as áreas que foram colocadas como de risco começaram a acumular água. “São áreas mais vulneráveis ao aumento de água da chuva que começam a ter água. Na avenida Brasil tivemos que delimitar o transito. Na Vila Farroupilha as pessoas já estavam em alerta, sabíamos que aumento de chuva do Canal Santa Bárbara, onde sempre havia o risco”, observa.

Segundo a Prefeita, as famílias começaram a sair e a prefeita orientou que quem vive nessas regiões que levante os móveis e sair na medida do possível para evitar mais problemas. Ela conta que esteve na Casa de Bombas na Vila Farroupilha e que estão funcionando a pleno “Além das do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (SANEP) mais quatro bombas com os tratores estão funcionando”, relata.

Todas as casas de bomba da cidade estão trabalhando. “Precisamos dar conta da chuva que chove nos canais de macro e micro drenagem da cidade, estamos jogando esta água para fora, para o canal são Gonçalo que já tá cheio. Com isto alguns bueiros estão extravasando, que o nossos sistemas de drenagem estão no seu limite. Isto era esperado, o que não era é um volume tão grande de chuvas”, destaca .

De qualquer forma quero tranquiliza-los que as casas de bomba estão funcionando a pleno, com mais força com bombas suplementares emprestadas pela iniciativa privada. A previsão é que as chuvas fiquem até o final da tarde inicio da noite. “Assim que as chuvas pararem as casas de bomba vão fazer a água baixar rapidamente . Por enquanto não dão conta tem muita água acumulada, além da que vem vindo”, finaliza.

 

Correio do Povo

 

 

Guia Serra e Litoral só R$ 20 POR ANO
Estamos em faze de lançamento, Anuncie Conosco preço promocional

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionadas