Prefeita de Pelotas pede que moradores de 22 áreas da cidade deixem suas casas por risco de enchente

Até o momento, o Laranjal é uma das áreas onde a água mais avançou em Pelotas | Foto: Rodrigo Chagas/ Prefeitura de Pelotas/CP

A tendência é de alta tanto da Lagoa dos Patos como do Canal São Gonçalo ainda neste domingo.

A Lagoa dos Patos segue avançando pelas ruas do Laranjal, em Pelotas. Em alguns locais a água está alta.

Nas Avenidas Adolfo Fetter e Ferreira Viana há uma lâmina de água. O Canal São Gonçalo em Pelotas está há cinco centímetros da cota de 1941, com 2,83m.

Em uma transmissão pela internet na manhã deste domingo, a Prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas pediu que os moradores de áreas do entorno do Canal São Gonçalo saiam de casa imediatamente e procurem áreas mais altas da cidade. São 15 locais.

Quem está na Vila da Palha, no bairro Cruzeiro, no Umuarama, nas Charqueadas, nas Doquinhas, na Rua Mário Meneghetti, na Estrada do Engenho, na Mauá, no Quadrado, no Lagos do São Gonçalo, no Parque Una, na Ambrósio Perret, no Loteamento Ceval, nos bairros Balsa, Fátima, Navegantes, nos fundos do Simões Lopes, no Recanto de Portugal, no Laranjal (Santo Antônio e Valverde), no Pontal da Barra, na Colônia Z3, nos condomínios Marina Ilha Verde e Village Center JK e no Pântano estão no grupo que devem sair imediatamente.

“O dique seguro as águas demais há a possibilidade ultrapassar o dique e os locais ficarão alagados”, alerta. Ela afirmou ainda que o posto de comando dos Bombeiros e da Brigada Militar podem auxiliar na retirada das pessoas.

Paula ainda solicitou que quem não está em área de risco ofereça abrigo ao amigo ou parente que está. “Temos que ter precaução para proteger vidas. Evacuação imediata, z3, ´passando pelo laranjal e áreas que costeia o canal são Gonçalo. Pessoas que estão em casa, procure não sair de casa. As avenidas Ferreira Viana e Adolfo Fetter, em alguns locais, tem lâmina baixa, pedimos que só circule neste local se precisar. Não há interrupção da estrada, a ponte este segura, mas veículos leves podem ter dificuldade em passar”, justifica.

Segundo a Defesa Civil Regional Sul, a Lagoa dos Patos em Arambaré está com alta de 30 centímetros. Em São Lourenço do Sul, o arroio São Lourenço está com 2,73 metros e também a aumento no nível da Lagoa. A coloração indica que mancha de inundação começa a chegar segundo meteorologistas.

Em Rio Grande também ocorre alta no nível da Lagoa que voltou a alagar o centro histórico da cidade. Em São José do Norte a Lagoa subiu na madrugada deste domingo. No momento a Lagoa dos Patos está recebendo volume de água significativo do Guaíba e do rio Camaquã. A Lagoa Mirim contribui para o aumento do São Gonçalo.

A previsão é de vento sudeste com intensidade moderada. No final do dia, a mudança para vento sul (direção contrária à saída do canal da Lagoa dos Patos para o oceano), com rajadas de 70 km/h, o que não é favorável ao escoamento.

 

Correio do Povo

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

AS MAIS LIDAS

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionadas