Os moradores dos municípios afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul terão mais tempo para pagar o Imposto de Renda

Nos 51 municípios da regional da Receita, 206.645 declarações foram entregues até agora. Bruno Todeschini / Agencia RBS

Imposto de Renda é prorrogado em municípios afetados pela chuva; em Caxias do Sul, mais de 90 mil já declararam.

Entre as 51 cidades de abrangência da Receita Federal na Serra, 34 têm o prazo estendido.

Os moradores dos municípios afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul terão mais tempo para pagar o Imposto de Renda. O prazo de entrega nas localidades atingidas passou de 31 de maio para 31 de agosto, conforme portaria da Receita Federal publicada em edição extraordinária do Diário Oficial da União.

 

 

Entre os 51 municípios de abrangência da Receita Federal na Serra, 34 têm o prazo estendido. Caxias do Sul é uma delas, onde, conforme a última atualização, 90.238 declarações foram entregues. É pouco mais da metade esperada para este ano. Em 2023, foram 167.505 declarações entregues em Caxias. Em todos os 51 municípios da regional da Receita, 206.645 declarações foram entregues até agora. A expectativa é de 408 mil.

Para 17 municípios da região que não estão em estado de calamidade, o prazo final segue sendo 31 de maio. Se o contribuinte, por exemplo, morava em Antônio Prado, cidade que não está na lista de calamidade, e mudou-se para Bento Gonçalves, cidade que está na relação, e não atualizou os dados na Receita Federal, terá que cumprir o prazo original, que é no fim deste mês.

— Se o contribuinte não estiver em cidade do decreto, vai ter que entregar no prazo. Mas mesmo se estiver e tiver condições de fazer antes, faça. Isso evita deixar para depois e adianta a restituição, para quem tem direito — acrescenta o delegado da Receita Federal de Caxias do Sul, Leandro Tessaro Ramos.

Além de prorrogar o pagamento do Imposto de Renda, a portaria estendeu o prazo de todos os tributos federais, incluindo parcelamentos, e o cumprimento de obrigações acessórias, de pessoas físicas e de empresas de médio e grande porte. A Receita também suspendeu, até 31 de maio, a prática de atos processuais em processos administrativos de interesse de contribuintes domiciliados nos municípios atingidos.

 

gauchazh.clicrbs.com.br

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

AS MAIS LIDAS

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionadas