Evento de abertura e prestação de serviços ocorreram nesta manhã no calçadão da Praia de Cidreira, no Litoral Norte.
A a Balada Segura estará no Litoral até o final da temporada com equipes atuando em dias e locais alternados, abrangendo os litorais Norte e Sul do Estado. Neste sábado, os agentes realizaram ações educativas no calçadão da praia de Cidreira, no Litoral Norte.
Durante a manhã ocorreu o lançamento da campanha, dentro da programação da Operação Verão Total 2024/205, contudo, duas blitz educativas da Balada Segura foram realizadas ainda no fim de semana nas praias de Imbé e Tramandaí. E a primeira blitz de fiscalização da temporada ocorreu na Avenida Porto Alegre, em Imbé. Foram 133 veículos fiscalizados e 64 autuações por infrações diversas. Um condutor foi autuado por teste positivo para álcool e outros 16 por recusa ao teste. Não houve registro de crime de embriaguez ao volante.
Nesta temporada são vinte agentes destacados para o Litoral, mais cinco servidores do administrativo, que atuarão em ações educativas durante o dia. O braço educativo da Balada Segura busca a conscientização dos veranistas para não descuidarem a segurança no trânsito no período de férias, especialmente o risco de dirigir depois de beber.
Segundo a diretora institucional do DetranRS Diza Gonzaga, “as ações educativas desse final da semana foram realizadas em locais de grande visibilidade justamente para alertar os motoristas que já estamos no Litoral e que motoristas podem ser fiscalizados a qualquer momento e em qualquer lugar. Queremos que todos sejam conscientes sobre a segurança no trânsito, mas se preciso, vamos tirar de circulação motoristas que podem representar risco para si próprio e para outros”,
Segundo Adriano Saraiva, chefe da Divisão de Fiscalização e Ações Educativas, serão sete viaturas, somente do DetranRS. “A Balada Segura conta também no Litoral com o apoio da Brigada Militar e Polícia Civil”.
Histórico
A Balada Segura está presente no Litoral durante o período de veraneio desde a sua criação em 2011. No ano passado, mesmo com duração mais curta da operação, a Balada Segura quase dobrou o número de abordagens no litoral durante a Operação Verão Total 2023/2024.
Foram 16.429 motoristas fiscalizados para álcool de 16 de dezembro do ano passado a 10 de março, contra 8.800 abordagens na operação do verão de 2022/2023. A boa notícia é que mesmo com o aumento substancial das abordagens, as infrações por recusa caíram 3%, os testes positivos quase 70% menos, e os registros de crime de trânsito de embriaguez foram 36% menores.
A novidade no ano passado ficou por conta do pré-teste do etilômetro, o chamado etilômetro passivo, que detecta a presença ou não de álcool, mas não a quantidade, fazendo um filtro. O motorista somente precisa sair do carro para fazer o teste oficial se der positivo, o que agiliza muito as abordagens.
“Neste ano, o DetranRS espera registrar queda ainda maior nos flagrantes de álcool. A presença da Balada Segura no Litoral há tantos anos já educou muitos motoristas, que sabem que podem encontrar uma blitz em qualquer lugar do Litoral. Isso inibe comportamentos de risco que podem provocar acidentes graves. Com o tempo, as pessoas vão se habituando a não beber quando dirigem, naturalizando o comportamento”, explica a diretora.
Correio do Povo