Onda de frio intensa aumenta risco de hipotermia nas áreas afetadas pelas enchentes no RS

Foto: Mauro Schaefer

Previsão é de que as temperaturas comecem a baixar na segunda-feira. Na madrugada de quinta-feira, pode fazer até 5°C na Região Metropolitana.

Uma nova preocupação surge para as regiões atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul: a chegada iminente de uma massa de ar frio de forte intensidade, que promete derrubar as temperaturas para cerca de 5°C.

Esse fenômeno, além de complicar os trabalhos de resgate e reconstrução, também aumenta significativamente o risco de hipotermia para as vítimas e para os envolvidos nas operações de auxílio.

Segundo previsões da Metsul, especialistas em meteorologia, a entrada desse ar frio está prevista para esta segunda-feira.

Nas próximas duas ou três semanas, os termômetros devem registrar valores bastante baixos, com temperaturas mínimas podendo chegar a 5°C a 7°C na Grande Porto Alegre, por exemplo.

Além disso, a segunda metade do mês deve ser marcada por novas frentes frias.

Com esse cenário, o risco de hipotermia, caracterizado pela queda da temperatura corporal abaixo de 35°C devido à exposição ao frio intenso, aumenta consideravelmente.

Isso representa um perigo não apenas para as equipes de resgate e reconstrução, que muitas vezes precisam entrar em contato com águas geladas, mas também para as vítimas das enchentes alojadas em abrigos ou alojamentos temporários.

Diante desse quadro, a Metsul alerta para a importância da doação de cobertores e agasalhos, que são essenciais para minimizar os impactos do frio e proteger as pessoas vulneráveis. Além disso, é fundamental que todos os envolvidos nas operações estejam devidamente protegidos e preparados para lidar com as condições climáticas adversas.

A chegada dessa onda de frio intenso representa mais um desafio para as comunidades afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, que já enfrentam dificuldades significativas para se recuperarem dos estragos causados pela calamidade.

 

leouve.com.br

Guia Serra e Litoral só R$ 20 POR ANO
Estamos em faze de lançamento, Anuncie Conosco preço promocional

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionadas