Inmet emite dois novos alertas para risco de chuva intensa e rajadas de vento de até 100 km/h no RS neste Domingo

Alerta vermelho vale até as 15h deste domingo. Inmet / Reprodução

Ao todo, o Estado tem cinco avisos para o fim de semana com potencial de grandes acumulados de precipitação.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois novos alertas para o Rio Grande do Sul.

O aviso vermelho, indicativo de acumulado de chuva, começou no sábado (11) às 20h30min e abrange várias regiões do Estado até as 15h de hoje – Noroeste, Nordeste, Centro Ocidental e Oriental, Serra e Região Metropolitana de Porto Alegre.

Segundo o Inmet, há riscos de chuva superior a 60 milímetros por hora ou acima de 100 milímetros por dia, podendo causar alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas.

O segundo alerta, de cor laranja, para chuvas intensas, tem início às 18h deste domingo e abrange as áreas da Serra, Noroeste, Região Metropolitana, Nordeste e Centro do Estado, além de duas áreas de Santa Catarina (Oeste e Sul) até as 23h59min de hoje.

A previsão inclui chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, com chance para rajadas de vento fortes, entre 60 a 100 km/h, com possibilidade de cortes de energia, queda de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Ao todo, o Inmet emitiu cinco alertas para o Rio Grande do Sul neste final de semana.

4965184_ea287ba40f3e60e Inmet emite dois novos alertas para risco de chuva intensa e rajadas de vento de até 100 km/h no RS neste Domingo
O segundo alerta segue até as 23h59min deste domingo. Inmet / Reprodução

Tempo no domingo

A Climatempo informa que, ao longo do domingo, o ciclone extratropical vai se organizar no Litoral entre o RS e Santa Catarina, mas só deve estar plenamente formado à noite. No entanto, o processo de formação já provoca aumento da chuva e do vento.

As rajadas de vento sopram de Sul/Sudeste na Metade Sul e no Leste, com rajadas em torno dos 40 aos 60 km/h, mantendo o mar agitado. As temperaturas da manhã variam entre 13 e 19°C.

O motivo pelo qual a chuva ganha força no Estado no domingo, detalha a Climatempo, especialmente na Grande Porto Alegre, na Serra e na Metade Norte é que, durante o domingo, a pressão atmosférica estará em constante declínio sobre o RS, fator que contribui para a formação de nuvens carregadas e para o espalhamento delas pelo Estado.

A baixa pressão do ar impulsiona o ar úmido para níveis mais altos da atmosfera, onde ocorre resfriamento e formação de gotas de água e de gelo. Além disso, o Rio Grande do Sul receberá ar úmido vindo do oceano e ar quente vindo do Norte, o que colabora para a formação a manutenção das nuvens carregadas sobre o território gaúcho.

 

gauchazh.clicrbs.com.br

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

AS MAIS LIDAS

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionadas