Seleção masculina de vôlei perde para a Itália por 3 a 1. Na ginástica artística, Diogo Soares avança para a final do individual geral.
O sábado do Time Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris-2024 foi marcado por derrotas nos esportes coletivos, classificações individuais e dramas pessoais. Se por um lado houve motivos para comemorar no vôlei de praia, canoagem e surfe, as estreias do vôlei masculino e do basquete deixaram a desejar.
A madrugada teve as eliminações de Natasha Ferreira e Michel Augusto no judô ainda na fase eliminatória, mas por outro lado viu Lucas Verthein e Beatriz Tavares, no single skiff, avançarem para as quartas de final do remo.
É bem verdade que também houve o necessário alerta ao cavaleiro Carlos Parra sobre maus tratos à égua Safira. O atleta do Brasil não chegou a ser punido, mas teve a atenção chamada por ter feito um movimento proibido por causar desconforto ao animal. Parro terminou o dia na 10ª colocação geral entre os 64 concorrentes.
Houve mais boas notícias antes do sol nascer no Brasil. Na ginástica artística, Diogo Soares alcançou 81.999 pontos, ficou em 19º lugar e com isso garantiu uma vaga no individual geral masculino, que acontece na quarta-feira.
Diante da Itália, o vôlei masculino começou mal a caminhada na tentativa do ouro. O time comandado por Bernardinho perdeu por 3 a 1 e agora vê a situação ficar mais complicada, já que terá como próxima adversária a Polônia, na quarta-feira. Não foi a única derrota coletiva do Brasil neste sábado.
O basquete até que começou jogando bem, mas viu a França se recuperar, virar a partida e não dar chances para uma nova virada. Ao final, derrota por 78 a 66. O país também não deu sorte em outras modalidades: no tênis de mesa, a dupla Vitor Ishiy e Bruna Takahashi foi eliminada na estreia. Na natação, Guilherme Costa e Maria Fernanda Costa se classificaram às finais dos 400m livre. Ela terminou em sétimo e ele em quinto.
Outra eliminação brasileira foi a de Nathalie Moellhausen, na esgrima. Mais do que a derrota, a surpresa veio com a notícia, por parte do Comitê Olímpico Brasileiro, de que a atleta disputou a prova superando as dores, já que para estar em Paris-2024 ela preferiu adiar uma cirurgia para a retirada de um tumor benigno nas costas.
Bem longe de Paris, no Taiti o dia foi bom para os brasileiros: Gabriel Medina venceu a sua bateria no surfe e foi para as oitavas de final, etapa que também tem assegurado João Chianca, o Chumbinho.
Já Filipe Toledo vai para a repescagem. No feminino, a gaúcha Tatiana Weston-Webb terminou a bateria em segundo lugar, mas segue com chances, também na repescagem, assim como Tainá Hinckel. Já Luana Silva assegurou a vaga direta à próxima fase.
Na canoagem slalom, Ana Sátila foi outra que avançou às semifinais do K1, que acontecem neste domingo, às 10h30min. E no vôlei de praia, André e George não tiveram muita dificuldade para derrotar os marroquinos Abicha e Elgraoui.
Correio do Povo