Paris se despede de seus Jogos Olímpicos e Los Angeles chama 2028 com toque de Hollywood

Apresentação artística construiu anéis olímpicos. | Foto: Jung Yeon-Je / AFP / CP

Nadador francês teve a honra de extinguir a chama olímpica no Stade de France.

Após 19 dias de competições, Paris se despediu de seus Jogos Olímpicos neste domingo, com uma grande cerimônia de encerramento, repleta de homenagens à cultura francesa e com as atenções já voltadas para Los Angeles-2028.

Os Estados Unidos foram os vencedores no quadro de medalhas num evento que teve na capital francesa um cenário luxuoso, graças aos seus monumentos mais emblemáticos como a Torre Eiffel, os Invalides e os jardins de Versalhes.

729e60a8-0e3d-407e-9a4a-56f9b515c62c-1024x673 Paris se despede de seus Jogos Olímpicos e Los Angeles chama 2028 com toque de Hollywood

O caldeirão, um anel de sete metros de diâmetro que queimava desde a inauguração, em 26 de julho, no jardim das Tulherias, no coração de Paris, foi apagado quando o nadador Léon Marchand, herói francês destes Jogos com suas quatro medalhas de ouro, levou a chama olímpica em uma pequena lamparina dourada.

A chama se dirigiu ao Stade de France onde cerca de 70 mil espectadores encheram as arquibancadas para ver a pista repleta de milhares de atletas agitando as bandeiras das 205 delegações e alguns deles ostentando as medalhas conquistadas. Coube às campeãs do vôlei de praia, Duda e Ana Patrícia, levar o pavilhão brasileiro.

Desde o início, a cerimônia foi embalada por grandes clássicos da canção francesa: nas Tulherias, Zaho de Sagazan interpretou “Sous le ciel de Paris”, musica eternizada por Edith Piaf e Yves Montand.

E no estádio foi montado um gigantesco karaokê com as músicas “Emmenez-moi”, de Charles Aznavour, e “Les Champs Elysées” de Joe Dassin, que arrancou algumas palmas do presidente Emmanuel Macron, que preside a cerimônia com o presidente do COI, Thomas Bach. Depois foi a vez de outros clássicos, sempre em modo karaokê: “Freed from Desire”, e o hit imortal “We are the champions” do Queen.

 

Invasão de Hollywood

Tom Cruise:

GUu2h-OXQAAfdmq Paris se despede de seus Jogos Olímpicos e Los Angeles chama 2028 com toque de Hollywood

Enquanto aguardava as aparições do rapper americano Snoop Dogg e do ator Tom Cruise em homenagem a Los Angeles-2028, o Stade de France foi palco de uma sequência avassaladora: uma distopia futurística em que “o viajante dourado”, interpretado pelo ‘breakdancer’ francês Arthur Cadre desceu dos céus e redescobriu as Olimpíadas há muito desaparecidas, assim como fez o Barão Pierre de Coubertin no século 19.

O personagem, todo de luz, ouro e movimento, encarna a liberdade, e acompanhado por uma reprodução da Vitória de Samotrácia, uma das mais famosas esculturas gregas do museu do Louvre, tem a missão de restabelecer o ideal olímpico, simbolizado na recomposição dos cinco anéis imaginados por Coubertin.

Tudo isto enquanto o “performer” Alain Roche empreende a proeza de interpretar num piano suspenso e vertical o hino de Apolo, redescoberto nas ruínas de Delfos e apresentado no congresso que em 1894 em Paris decidiu o restabelecimento das Olimpíadas.

A transição dos Jogos para os EUA veio no estilo “Missão Impossível”. Tom Cruise desceu do topo do Stade de France para recolher a bandeira olímpica das mãos da ginasta Simone Biles, antes de embarcar numa moto.

Após breve viagem filmada pelas ruas de Paris, entrou num avião de carga e desceu de paraquedas para montar os anéis olímpicos no famoso letreiro de Hollywood.

Começou, então, o show norte-americano. Red Hot Chilly Peppers, Billie Eilish, Dr. Dre e Snoop Dogg puxaram a galera das praias da Califórnia.

Com duração de cerca de duas horas e meia, foi o evento foi mais curto que a de abertura no dia 26 de julho, que durou quatro horas e foi histórica por não ter acontecido em um estádio, mas ao longo do Sena e com o atletas desfilando a bordo de 85 embarcações.

GUu4EVMXMAA-93s Paris se despede de seus Jogos Olímpicos e Los Angeles chama 2028 com toque de Hollywood

 

gauchazh.clicrbs.com.br

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Curta, compartilhe e se inscreva no nosso canal no YouTube

Notícias Relacionadas