Novo corredor para saída da Capital, na Avenida Assis Brasil, deve ser entregue nesta Segunda-feira

Corredor fica entre a Fiergs e a Freeway. Jonathan Heckler / Agencia RBS

Obra terá 450 metros e será uma alternativa para desafogar o trânsito para quem deixa Porto Alegre.

O novo corredor para saída de Porto Alegre, que está sendo construído na Avenida Assis Brasil, Zona Norte, deverá ser concluído e liberado nesta segunda-feira (27), projeta a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura.

A obra, anunciada pelo prefeito Sebastião Melo na sexta-feira (24), compreende o trecho entre a Freeway e a Fiergs e será destinada inicialmente ao trânsito de veículos emergenciais, de utilidade pública e veículos pesados.

O objetivo é ser uma alternativa para desafogar o trânsito de saída da Capital no Centro.

Neste primeiro momento, o corredor será exclusivamente para saída da cidade, permitindo acesso a municípios da Região Metropolitana e às estradas que levam ao Litoral Norte, explica o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, André Flores.

Quando pronta, a estrutura terá cerca de 450 metros de extensão sobre a Avenida Assis Brasil, via onde ainda não é possível trafegar, pois apresenta acúmulo de água com 50 centímetros de altura.

Até a tarde deste domingo (26), pedras brutas já recobriam aproximadamente 300 metros da via. De acordo com Flores, as próximas etapas são concluir a colocação das pedras maiores, depois cobrir o trecho com britas para emparelhar a superfície e, por fim, recobrir com resíduo asfáltico (fresa).

— Hoje, as obras estão contando com material vindo de uma pedreira de Gravataí e, a partir de amanhã, o contingente será reforçado com pedras vindas da Lomba do Pinheiro, assim vamos acelerar mais um pouco a obra. É por isso que acreditamos que até amanhã (segunda-feira) conseguiremos concluir. Essa é nossa expectativa, mas é claro que a chuva prevista pode acabar dificultando um pouco o trabalho, mas estamos mobilizados para poder concluir ainda na segunda-feira, que é a nossa expectativa desde o início — afirma Flores.

A chuva prevista para esta segunda-feira poderá acarretar em mais área a ser coberta pelas pedras, motivo pelo qual a pasta não divulga um horário preciso de liberação do corredor:

— Nossa expectativa é terminar até amanhã, mas o horário não posso precisar pois depende do trabalho das máquinas e do quanto teremos que colocar de pedras ali, pois se chover é possível que aumente a mancha d’água, pode ser que tenhamos que fazer mais metros do que havíamos planejado inicialmente — diz o secretário.

Quando concluída, a obra não terá qualquer rito de inauguração e será liberada para tráfego imediatamente, afirma o titular da pasta de obras e infraestrutura.

— Assim que estiver liberada, vamos anunciar e orientar sobre os caminhos para chegar até ela, porque alguns pedaços da Avenida Assis Brasil também estão com água, então não dá para chegar direto, há alguns desvios a serem feitos. Tudo isso será comunicado amanhã — afirma o titular da pasta.

Os trabalhados serão encerrados na noite deste domingo e retomados às 7h de segunda-feira. Um dos efeitos esperados com a criação do corredor na Zona Norte é diminuir o fluxo de caminhões no Centro da cidade, melhorando a mobilidade na saída:

— Hoje temos uma dificuldade na saída dos veículos pelo Centro, já que toda a Zona Norte de Porto Alegre tem que vir até o Centro para conseguir deixar a Capital. Essa obra deverá retirar muito tráfego pesado de avenidas como a Protásio Alves, Ipiranga, Bento Gonçalves.

4972872_f7fb356a3a0d13b Novo corredor para saída da Capital, na Avenida Assis Brasil, deve ser entregue nesta Segunda-feira
Obras neste domingo (26) focam na colocação de pedras brutas. Jonathan Heckler / Agencia RBS

 

4972873_c28e634172a8c7d Novo corredor para saída da Capital, na Avenida Assis Brasil, deve ser entregue nesta Segunda-feira
Avenida Assis Brasil ainda tem pontos de alagamento, com água chegando a 50cm de altura. Jonathan Heckler / Agencia RBS

 

4972874_233297caedfabd9 Novo corredor para saída da Capital, na Avenida Assis Brasil, deve ser entregue nesta Segunda-feira

Prefeitura espera entregar o novo corredor humanitário nesta segunda-feira. Jonathan Heckler / Agencia RBS 

 

gauchazh.clicrbs.com.br

Guia Serra e Litoral só R$ 20 POR ANO
Estamos em faze de lançamento, Anuncie Conosco preço promocional

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionadas