Nível do Guaíba chegou a 5m32cm na madrugada deste domingo

Guaíba na manhã deste domingo. Kathlyn Moreira / Agência RBS

É o valor mais alto da história. Conforme informações da plataforma da Agência Nacional de Águas (ANA), às 5h15min, o valor havia reduzido para 5m28cm.

O nível do Guaíba atingiu 5m32cm, o valor mais alto da história, na madrugada deste domingo (5).

O registro ocorreu às 4h15min. As informações são da plataforma da Agência Nacional de Águas (ANA).

A atualização feita às 5h15min mostrou redução, com valor de 5m28cm. Mas às 7h15min houve aumento para 5m30cm. Os valores são extraoficiais, pois a régua de medição oficial do Estado foi perdida em função da enchente.

Na noite da sexta-feira (3), o nível chegou a 4m77cm, superando pela primeira vez a enchente de 1941.

Com expectativa de que o Guaíba chegasse a 5m50cm a partir da noite do sábado (4), a Defesa Civil do Estado emitiu um alerta para as áreas mais baixas da Região Metropolitana, apontando para risco de “inundação severa” nas próximas 24 horas — ou seja, a vigência do comunicado é até as 18h55min de domingo (5).

O órgão orientou para evacuação imediata de moradores das áreas de risco de municípios como Porto Alegre, Guaíba, Barra do Ribeiro, Gravataí, Canoas, Charqueadas, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Taquara. E, juntamente com o alerta, a Defesa Civil publicou um mapa que conta com uma mancha vermelha apontando as áreas de risco.

A mensagem deixou a população em alerta e com dúvidas, que foram esclarecidas pelo coronel Luciano Boeira, chefe da Casa Militar do RS, em entrevista à Rádio Gaúcha:

— Divulgamos (o mapa) para que as pessoas identifiquem visualmente essas áreas. A intenção não é de causar pânico, mas que as pessoas fiquem atentas à elevação do Guaíba.

O órgão esclareceu que a “a mancha em vermelho (no mapa) representa prováveis áreas de risco sob influência da atual elevação do Guaíba. Nem todos os locais cobertos pela mancha serão atingidos da mesma forma. É preciso considerar a altura do terreno”.

 

gauchazh.clicrbs.com.br

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

AS MAIS LIDAS

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionadas