Municípios localizados as margens da laguna seguem o trabalho preventivo, também em função do temporal previsto para esta Terça-feira

Mesmo com o nível da Lagoa dos Patos apresentando estabilidade, algumas ruas alagaram em São José do Norte | Foto: Filipe Scoot/ Prefeitura de São José do Norte/CP

Lagoa dos Patos muda direção do vento e água segue vazando na Boca da Barra em Rio Grande.

Em São José do Norte, a Prefeitura solicitou que as pessoas que tem casas as margens a Lagoa dos Patos que deixem suas residências. As aulas na rede municipal foram suspensas nesta terça-feira.

Durante esta segunda-feira algumas ruas foram alagadas.

Equipes da Defesa Civil atenderam mais de 200 chamados diversos. As balsas seguiram trabalhando com atenção no embarque. Já a travessia de lancha ocorreu normalmente. Algumas ruas ficaram interditadas como a Edgardo Pereira Velho com Alm. Tamandaré, a Evilásio Setembrino Gauterio com Alm. Tamandaré, a Conde de Porto Alegre e a Marechal Floriano próximo a Hidroviária. A BR 101 requer atenção para o grande fluxo de caminhões e veículos transitando na chegada de São José do Norte parados na pista. Nenhuma família foi para o abrigo da Prefeitura, mas nesta segunda-feira foi necessário suspender temporariamente os serviços de atendimento no ambulatório multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental.

 

Rio Grande

Em Rio Grande, conforme o boletim divulgado pela Prefeitura no início da noite de hoje. Às 18h16min, o nível da Lagoa dos Patos estava com 1,30 metro, 50 centímetros acima do normal. O vento estava há 21 km/h, em direção norte. Depois de um dia em que a vazão da água da Lagoa para o Oceano Atlântico tinha diminuído, ela voltou a cresce a noite.

As ruas com pontos de alagamento são a Marechal Deodoro, a Henrique Pancada a rua Jockey Club. a Padre Feijó, a João Salomão a 24 de maio , a Lagoa Azul, a São Domingos Sávio, a Francisco Campello, a General Portinho, a Caramuru , a Capitão Tenente Heitor Perdigão, a Visconde de Paranaguá, a Francisco Pastore, a Riachuelo, a Quintino Bocaiúva esquina Alberto Torres, a Paranaguá, a Vasco Vieira, a Moron, a Visconde do Rio Grande e a Alberto Torres. Estão bloqueadas para o trânsito, a rua Pinto Lima esquina Osório, a rua 24 de Maio esquina Osório, a rua Paranaguá esquina Osório, a rua Vasco Vieira esquina Moron, Major Carlos Pinto esquina João Salomão, Marechal Deodoro esquina João Salomão, a Rua Visconde do Rio Grande, a Rua Henrique Pancada entre Álvares Cabral e Amapá Jockey Club /Henrique Pancada entre Rafael Anselmi e Rua Peru, a Rua Quintino Bocaiuva próximo a praia Rua Alberto Torres entre Rodrigo Duarte e Coronel Camisão Rua Francisco Pastore (Vila Dias)

Há três abrigos em funcionamento, no Esporte Clube Camponês – Arraial, no Ginásio do Lemos Junior (Centro), no Ginásio Wanda Rocha (Cassino), na Escola João de Oliveira Martins (Castelo Branco), na EMEF Frederico Ernesto Bucholz e na Quiterense.

O número de desalojados chegou a 105 pessoas (77 famílias) e 31 pessoas estão em abrigos. As Escolas Cívico Militar Cipriano Porto Alegre (Bairro Lagoa), a EEEF Miguel Couto (Cidade Nova), a EMEF Cristóvão Pereira de Abreu (Ilha da Torotama), a EMEF Sylvia Centeno Xavier ( Ilha dos Marinheiros), a EMEF Renascer ( Ilha dos Marinheiros), a EMEF Apolinario Porto Alegre ( Ilha dos Marinheiros), a EMEF Coração de Maria (Ilha dos Marinheiros) ,a EMEI Navegantes e a escola Ademar Correia estão com as aulas suspensas nesta terça-feira, por estarem instaladas em áreas de risco. O acesso à Ilha dos Marinheiros interrompido para veículos de passeio e caminhonetes. Os postos de saúde da Ilha da Torotama e da Ilha dos Marinheiros estão com serviço suspenso. As linhas Torotama e Marinheiros do transporte coletivo estão suspensas, assim como a coleta seletiva.

 

Pelotas

Devido a previsão de chuvas intensas, a Prefeita de Pelotas realizou no início da noite uma reunião com Defesa Civil. “Temos uma situação grave, embora não tenhamos parâmetros para dizer o que vai acontecer, como, mas podemos prever que será uma das maiores cheias da história recente do município. Temos que estar preparado para isto”, disse Paula Mascarenhas.

Na mais recente atualização da Prefeitura, na noite de hoje, a Lagoa dos Patos estava marcando 2m, na régua instalada no Trapiche, no Laranjal, se mantendo estável em relação a medição realizada durante a tarde, assim como o Canal São Gonçalo que permanece 2,20m.

Em torno de 157 pessoas estão desabrigadas nos abrigos da Prefeitura. “No final do dia os ventos voltaram a norte nordeste que fez o Canal São Gonçalo baixasse dois centímetros no final da tarde”, relata. Ela solicitou desocupação de pessoas na Rua Nova Prata, no Laranjal, além da Colônia Z3 e do Pontal da Barra, Doquinhas e da Ponte que vai para Rio Grande. “Amanhã será publicado um mapa da cidade com cores e darão informação do nível do Canal São Gonçalo e da Lagoa dos Patos. Teremos abrigo para todos que necessitarem. Estão sendo preparados novos abrigos.”, confirmou. Ela pediu que quem puder fique em casa e não faça turismo para ver como está a Lagoa. “Isto não ajuda em nada, atrapalha o trânsito dos veículos oficiais que vão para ajudar”, justifica. As escolas municipais seguem suspensas na área rural e urbana nesta terça-feira. As UBS a partir de manhã estarão fechadas na zona rural. As equipes darão apoio as equipes que estão nos abrigos municipais e ao trabalho das UBAIS. As doações mais necessárias são de alimentos e cobertores. Os itens podem ser entregues na Secretaria de Assistência Social, na rua Marechal Deodoro, 404 e na Prefeitura.

 

São Lourenço do Sul

Em São Lourenço do Sul, segundo último boletim, às 20h a Lagoa dos Patos está 2, 09 m acima, cinco centímetros acima do nível de uma hora antes. As praias que ficam a margem da Lagoa estão alagadas e 27 pessoas estão desabrigadas na cidade.

 

Correio do Povo

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

AS MAIS LIDAS

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionadas