Melo aconselha população de Porto Alegre a viajar para o Litoral

Vila Resvalo, no Bairro Cristal | Foto: Fabiano Amaral

Prefeito diz que 70% das pessoas já estão sem água, mas não apresenta alternativa para retomada do abastecimento no curto prazo.

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), aconselhou os moradores da Capital que tenham casa no Litoral a viajarem para lá caso tenham condições de fazer isto. A justificativa, segundo o emedebista, é o risco de a cidade colapsar.

“Não quero fazer alarmismo, mas estamos com problema de água, e isto é um fator decisivo. Porque, se falta luz e falta água, a cidade vai colapsar totalmente. Então, vou fazer um apelo. Quem tem casa na praia, e tem condições de sair de Porto Alegre, eu recomendo que saia e vá para a praia. Vou decretar a não-aula por três dias na rede pública e privada de Porto Alegre, na segunda, terça e quarta. Se os colégios quiserem deixar aberto, tudo bem, para quem precisar, mas eu vou decretar isso.”

Questionado sobre o que a prefeitura está fazendo efetivamente para colocar em funcionamento as quatro estações de tratamento que estão fora de operação sob a justificativa de que há equipamentos submersos, Melo afirmou que não é possível ligar os motores em função do risco de que acabem avariados.

“Nas quatro estações que não estão funcionando, se eu ligar os motores, vai estourar tudo. Só tem uma solução para eu conseguir tratar água nessas quatro estações e manter o tratamento nas outras duas: tem que baixar o rio. Não baixando, estamos analisando a contratação de um serviço emergencial para tratar. Mas isso não é singelo.” O prefeito estimou que 70% da população da cidade já está sem água, mas não deu um prazo para que o abastecimento seja normalizado.

As declarações do prefeito foram feitas no início da tarde deste domingo, após a reunião coordenada pelo presidente Lula na Capital, para tratar da calamidade climática no RS.

 

Correio do Povo

 

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

AS MAIS LIDAS

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionadas