Maior churrasco de beira de praia do mundo deve movimentar a praia de Atlântida no próximo sábado

Luciano Leon, CEO do Paleta Atlântida, participou do programa Guaíba Revista, com Ana Carolina Aguiar, onde divulgou o churrasco de beira de praia. | Foto: Maria Eduarda Fortes

Evento contará com 40 tendas, mais de 1.200 assadores simultâneos, um shopping de vinhos, degustação de espumantes, feiras sustentáveis e palcos temáticos com atrações musicais.

Consolidado no calendário oficial de eventos da temporada de verão de Xangri-lá, o Paleta Atlântida, maior churrasco de beira de praia do mundo, acontece no dia 27 de janeiro, das 10h às 17h, na Praia de Atlântida.

Esta já é a sétima edição do churrasco coletivo, onde assadores amadores e profissionais preparam carnes para os amigos na beira da praia. Em 2024 o evento será ainda maior que no ano passado, com mais de 3km, distribuídos em 15 blocos, proporcionando um melhor acesso do público a todas as atrações.

O evento dedicado à cultura do churrasco contará com mais de 240 tendas para mais de 1.200 assadores simultâneos, um shopping de vinhos, degustação de espumantes, feiras sustentáveis e palcos temáticos com apresentações artísticas. “Estamos nos profissionalizando cada vez mais e, nesta edição, chamamos o time da Combo Agência para produzir e organizar todo o evento”, explica Luciano Leon, CEO do Paleta.

O principal destaque do evento são os assados, com a presença de 60 celebridades do churrasco nacionais e internacionais, servindo mais de 30 toneladas da carne assada open food para os participantes degustarem. Entre os assadores estão Marcelo Bolinha (@marcelobolinhacarnes), Anderson Caruso (@andersoncaruso), Marcelo Sartori (@fogobrasaesabor), Vivian Gonçalves Dias (@vivian.goncalves.dias), Rodrigo Fagundes (@rodrigoafagundes), Neto Leal (@netolealchurrasqueiro), Brasa Negra (@brasa_negra), Enrique Puentes (@enriquepuentesuruguay), Mano Changes (@manochanges), Magaiver Barbecue (@magaiver_bbq) e Léo do Kozinha. Os churrasqueiros apresentarão para o público diversas possibilidades de assados com os mais variados tipos de carne.

A programação cultural contará com mais de 30 espetáculos, em quatro palcos espalhados pelo evento. Entre as atrações confirmadas estão Claus e Vanessa, Éder e Emerson, Fabio Hillal, Black Tie, Inside Classic rock, Zona Soul Band, Matheus Mus e Inc Ravers. O Paleta também contará com competições de três modalidades esportivas. Campeonato de futebol de areia na Arena KTO, campeonato de beach tennis, e o mais tradicional campeonato de futevôlei do litoral gaúcho, o “Rei da Praia”.

Confira abaixo como participar do Open Food ou alugar um espaço como assador

O evento ocorre em local público e aberto, mas para participar do maior churrasco de beira de praia do mundo, é preciso adquirir um ticket: Ticket Individual – apenas para participar do evento com direito a Open Food, mas não assar – ou o Ticket Trio de Assadores, para assar a carne com os amigos, com a possibilidade de escolher o lugar da churrasqueira no momento da compra. Outras alternativas são os espaços Corporativos e Paradores.

Mais informações no site.

A história do Paleta Atlântida

Na última edição, realizada em janeiro de 2023, o evento reuniu cerca de 80 mil pessoas. Nesta, a produção estima um público de mais de 100 mil passando pelo evento. Já a 7ª edição conta com o patrocínio de Melnick, NAT, Marsala, Fruki, Santa Clara, Carneiro Sul, Frumar, Frigorífico Estância, Aurora Premium, Band Rs, KTO, KIA Sun Motors, Produtos Paraná, Sabor da Campanha, Tramontina, Carvão Ivoti,Santa Fé Carnes e Dallasanta.

Tudo começou com um churrasco familiar, motivado pelo desafio de escolher a melhor paleta de ovelha à beira mar entre os Melnick, Rabin e Kacman.

O dia 1º de janeiro de 2017 marca o primeiro “Paleta”, que contou com uma churrasqueira de praia emprestada por Mário Pocztaruk, que se uniu à turma, junto com Renato Stifelman e Sebastian Watenberg. Até hoje, os pioneiros não chegaram a um consenso do melhor assado do primeiro encontro.

Em 2019, a turma cresceu ainda mais e consequentemente a churrasqueira também, dessa vez, com 100 metros. Com o tempo, surgiram mais apoiadores e o churrasco entre amigos tornou-se um grande evento com desafios, palcos, shows, painéis de LED, banner na beira da praia, drone filmando e a entrada de marcas parceiras.

Em 2020, as confrarias e os participantes se multiplicam e a competição é batizada oficialmente de “Paleta Atlântida”, atraindo celebridades do churrasco como Marcelo Bolinha, Alecrim na Brasa, Desandou a Maionese, O Luxo do Gaúcho.

Depois de uma pausa em 2021, em razão da pandemia da Covid-19, o evento voltou em 2022 e entrou para a Associação Brasileira e Pan-Americana de Assadores.

A edição de 2022 recebeu 3.500 assadores, distribuídos em 1 km de churrasqueiras.

Em 2023, o Paleta contou com uma estrutura maior, distribuída em mais de 2 km, e uma competição de melhor paleta preparada por equipes profissionais de diversos países, como Chile, Argentina, Bolívia, Paraguai e Gana.

 

Correio do Povo

Onde Ir

Dicas de Onde Ir, na Serra ou no Litoral
Onde Ir