Lula volta ao Rio Grande do Sul nesta Quinta-feira

A primeira-dama Janja (ao fundo), por sua vez, vai à cidade de Guaíba. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Em sua quarta viagem ao Rio Grande do Sul desde o início das enchentes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita nesta quinta-feira (6) Arroio do Meio e Cruzeiro do Sul (Vale do Taquari). Ele se reunirá com prefeitos, outras autoridades locais e habitantes das duas cidades. Há também a expectativa de um encontro com o governador gaúcho Eduardo Leite.

Para as 11h está prevista uma visita ao bairro Passo de Estrela, de Cruzeiro do Sul, onde 650 de um total de aproximadamente 800 residências foram destruídas. Após o meio-dia, será a vez de se deslocar até uma cozinha solidária organizada em Arroio do Meio pelo Movimento de Atingidos por Barragens (MAB).

A ideia é percorrer locais onde o chefe do Executivo federal não esteve ao cumprir agenda no Estado durante o mês de maio. Deste vez, entretanto, não foram antecipados possíveis anúncios de novas iniciativas de assistência por parte de seu governo.

Na última vez em que desembarcou no Rio Grande do Sul, dia 15 do mês passado, Lula confraternizou com 1.500 desabrigados em um centro de acolhimento no campus São Leopoldo da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Ele também interagiu com voluntários e autoridades.

“Agradeço a diferença que estamos fazendo, todos juntos, e que vai marcar a vida das pessoas no Sul e no restante do País”, declarou na ocasião. “O Brasil que pegamos anos atrás é diferente do que estamos agora construindo com a solidariedade dos brasileiros aos gaúchos. Isso nos faz acreditar em uma humanidade mais fraterna”.

As duas viagens anteriores tiveram como destinos as cidades de Santa Maria (Região Central) e depois Porto Alegre, Canoas (Região Metropolitana) e Lajeado (Vale do Taquari). Em todas, o anúncio de medidas de apoio às vítimas da maior catástrofe já ocorrida no Rio Grande do Sul, bem como iniciativas para reconstrução do Estado.

Conforme o ministro da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução, o gaúcho Paulo Pimenta, a presença de Lula pela quarta vez em solo gaúcho desde o início de maio representa uma nova etapa:

“Passada a fase do resgate, a mais aguda e que exigia movimentação intensa para salvar vidas, agora é a hora de reconstruirmos as cidades. É de grande importância a presença do presidente nas áreas mais atingidas do Vale do Taquari para conversar as pessoas e saber de suas dificuldades no momento”.

 

Janja

A primeira-dama brasileira Janja da Silva participará da comitiva, porém com uma programação diversa de Lula. Durante a manhã a sua agenda prevê visitas a pelo menos três locais na cidade de Guaíba (Região Metropolitana de Porto Alegre).

Acompanhada do prefeito Marcelo Maranata e da primeira-dama do município, Deisi Maranata, ela falará de programas federais em andamento para auxílio ao Rio Grande do Sul. Os locais escolhidos são um ginásio utilizado para acolhimento de vítimas das enchentes, um abrigo de pequenos animais e, por fim, uma lavanderia solidária.

(Marcello Campos)

 

osul.com.br

Guia Serra e Litoral só R$ 20 POR ANO
Estamos em faze de lançamento, Anuncie Conosco preço promocional

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionadas