Lula visita Cruzeiro do Sul e promete ‘reconstruir dignidade’ da população no Rio Grande do Sul

Presidente recebeu moradores em Cruzeiro do Sul | Foto: SILVIO AVILA / AFP / CP

Município foi um dos mais afetados pela enchente no Vale do Taquari.

Em visita a Cruzeiro do Sul, um dos municípios mais afetados pelas enchentes no Vale do Taquari, o presidente Lula disse que o povo gaúcho “não está sozinho” após a calamidade histórica. A declaração foi feita à imprensa, nesta quinta-feira, depois da visita aos escombros do bairro Passo de Estrela, às margens do rio Taquari, onde por volta de 650 residências foram destruídas. O local apresenta um verdadeiro rastro de destruição, com montanhas de entulhos e terra tomando conta do que um dia foi uma comunidade próspera.

Lula esteve acompanhado do governador Eduardo Leite, dos ministros da Defesa, José Múcio, do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, da Saúde, Nísia Trindade, da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, das Cidades, Jader Filho, e da Secretaria Extraordinária para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, mais os prefeitos de Cruzeiro do Sul, João Dullius, de Lajeado, Marcelo Caumo, e de Estrela, Elmar Schneider.

Na chegada, por volta de 12h10min, ele cumprimentou cerca de onze famílias de moradores do antigo local. A comitiva havia pousado de helicóptero no Estádio Alvi-Azul, do Lajeadense, em Lajeado. Conforme estava previsto, não houve anúncios formais, que seriam feitos na segunda parte da agenda, no município de Arroio do Meio, na mesma região.

“A gente vai estar junto, vamos ajudar a reconstruir a dignidade do povo do Rio Grande do Sul”, declarou Lula aos jornalistas, acrescentando que, hoje, “é tudo tão difícil, tudo muito complicado, tudo tem um manual dizendo o que pode e o que não pode”, se referindo à burocracia para o avanço de projetos de reconstrução. “Nesta semana, fiz uma reunião com os superintendentes da Caixa e do Banco do Brasil aqui do estado, fazendo um apelo para eles. Pelo amor de Deus, é importante que a gente leve em conta que estamos em um caso excepecional. Temos que estudar uma resposta imediata a este povo que precisa”.

Ainda segundo Lula, a reconstrução deve ser com responsabilidade, evitando locais vulneráveis. “Não podemos reconstruir um pronto-socorro ou escola em lugar vulnerável, não podemos fazer casas neste lugar. Está provado que este é um lugar reservado para a água. Nós, humanos, ocupamos sem saber muitas coisas, e agora a natureza nos alertou”, disse o presidente.

O governador Eduardo Leite também se manifestou após a visita, afirmando, assim como o ministro da Secretaria Extraordinária para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, que Lula estava “muito sensibilizado” com o que havia visto. “Essa dor toca no coração de qualquer pessoa”, comentou o governador.

Conforme Leite, uma equipe da Secretaria Estadual de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) estava no local para analisar um terreno próximo ao Passo de Estrela, identificado pela Prefeitura para reconstruir ao menos 500 residências do bairro que não poderão permanecer onde estavam antes da tormenta. “O governo do estado está contratando a Universidade do Vale do Taquari (Univates) para fazer a análise de risco destes terrenos. Assim que tivermos a certeza de que eles são seguros, vamos encaminhar a desapropriação deste terreno para depois encaminhar a construção das moradias. Não vamos deixar esse povo pra trás e vamos viabilizar isto o quanto antes”, afirmou ele, acrescentando esperar que elas possam estar prontas em até oito meses.

 

Correio do Povo

Guia Serra e Litoral só R$ 20 POR ANO
Estamos em faze de lançamento, Anuncie Conosco preço promocional

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionadas