Lobos e leões marinhos visitam o Litoral Norte

LOBO-MARINHO2

Comuns nesta época do ano, lobos-marinhos (Arctocephalus australis) e leões-marinhos (Otaria flavescens) estão sendo avistados com frequência no litoral Norte do Rio Grande do Sul.

Eles costumam visitar a região especialmente durante o inverno e a primavera, como parte das suas rotas migratórias para descanso e alimentação, provindo principalmente do Uruguai.

O Rio Grande do Sul ainda abriga a Ilha dos Lobos, em Torres, um importante refúgio e ponto de monitoramento para essas espécies. O local é uma Área de Proteção Ambiental administrada pelo ICMBio.

Nos últimos dias, há inúmeros registros de lobos e leões marinhos em diversas praias do Litoral Norte.

Foram avistados exemplares em Tramandaí, Cidreira, Quintão, Imbé, Mariluz, Atlântida Sul, Xangri-Lá, Capão da Canoa, Arroio do Sal e Torres.

Desde 2012, equipes do Centro de Estudos Costeiros e Marinhos da UFRGS, o Ceclimar, realizam monitoramentos da costa entre Dunas Altas e Torres, verificando a quantidade e a situação destes e de outros animais marinhos como os pinguins-de-magalhães.

Conforme o biólogo do Ceclimar, Maurício Tavares, atualmente acontece o pico de aparições destes animais na região. “ Estamos no pico de ocorrências de lobos-marinhos e também de pinguins-de-magalhães.

No último monitoramento, realizado na semana passada, entre Tramandaí e Cidreira, foram encontrados 3 lobos-marinhos vivos, inclusive um lobo-marinho sub-antártico (Arctocephalus tropicalis) e que não é tão comum e coletamos amostras de alguns animais mortos, principalmente para verificar a presença de gripe aviária.

Estamos recebendo diversos registros de animais vivos e alguns são encaminhados ao Centro de Reabilitação de Animais Marinhos onde ficam sob cuidados de veterinários e posteriormente devolvidos ao mar.” Disse Tavares.

Em Torres, o Refúgio da Vida Silvestre Ilha dos Lobos, ligado ao Instituto Chico Mendes de Biodiversidade também realiza trabalhos de monitoramento com a marcação dos animais que se encontram nas praias.

A quantidade de animais varia por temporada, na Ilha dos Lobos, em 2022, foi registrada a maior quantidade de lobos e leões-marinhos com 272 exemplares.

Neste ano, em julho, o Refúgio da Vida Silvestre da Ilha dos Lobos registrava 52 animais, mas este número cresceu em agosto, entretanto não há informação da quantidade nos últimos dias.

Por serem bastante simpáticos, estes animais causam muita curiosidade por parte das pessoas que os avistam, entretanto é necessário tomar alguns cuidados como: manter distância dos animais, não alimentá-los, afastar animais domésticos, auxiliar na sinalização e não utilizar flash ao fotografar.

Somente chamar os órgãos responsáveis quando o animal estiver ferido ou muito debilitado. A presença destes animais na areia se dá, principalmente para descanso.

Ocasionalmente alguns exemplares morrem, principalmente os mais jovens e isto faz parte da seleção natural. As mortes podem estar ligadas a doenças, contato com redes de pesca ou até mesmo poluição.

No litoral Norte basicamente 4 espécies de penípedes são as mais frequentes:Lobo-marinho-sul-americano: (Arctocephalus australis); Lobo-marinho-subantártico: (Arctocephalus tropicalis); Leão-marinho-do-sul: (Otaria flavescens) e Lobo-marinho-antártico: (Arctocephalus gazella).

Os lobos-marinhos são animais menores, com corpo mais esguio e focinho fino e alongado, já os leões-marinhos tem um porte maior, focinho largo, e os machos adultos desenvolvem uma “juba” de pelos em volta do pescoço.

Também pode acontecer aparecimento de elefantes-marinhos-do-sul (Mirounga leonina) que são animais de maior porte e com uma pequena tromba.

 

jplitoral.com.br

Relacionados

Continue Lendo ...

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Fonte de dados meteorológicos: 30 tage wettervorhersage

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Publicidade

Cabana para Locação
na Praia de Atlântida Sul

Rolar para cima