Pesquisa apresenta que dentre os itens mais desejados pelo público estão eletrodomésticos, roupas e eletrônicos, com investimento de até R$ 1 mil; promoção segue até o dia 03 de março.
Nesta sexta-feira (23), Porto Alegre inicia uma das mais aguardadas campanhas: a Liquida Porto Alegre, em sua 27ª edição, promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da Capital desde 1997. Neste ano, cerca de cinco mil empresas aderiram à promoção, que apresentam descontos nos mais variados itens para o público durante nove dias, e segue até o dia 03 de março. Por meio de uma pesquisa, a CDL buscou entender a percepção do consumidor com ações como esta, que mostrou um resultado surpreendente.
Cerca de 43,3% dos participantes da pesquisa demonstraram que consideram a campanha a que mais vale a pena de se investir. Sobre a pretensão de compra, 74% estão inclinados a adquirir novos produtos e 26% afirmam não ter interesse em comprar nada durante o período de promoções.
Dentre os itens mais desejados pelo público estão eletrodomésticos (53,2%), roupas (37,8%) e eletrônicos (31,5%). Os móveis também são produtos que constam na lista de mais desejados, na marca de 13,5% dos entrevistados.
A pesquisa ainda mostra que 40,5% do público participante declarou que pretendem gastar mais de R$ 1 mil durante o período de promoções. Destes, 44,8% são homens e pessoas com idades entre 35 e 49 anos (48,1%) e 50 e 59 anos (36,4%). Quem considera a promoção relevante para compras são pessoas entre 36 e 49 anos, com renda acima de R$ 4.236,00. Para as faixas etárias dos mais jovens e mais velhos consideram a Black Friday mais atrativa.
Segundo o prefeito da cidade, Sebastião Melo, a Liquida Porto Alegre é uma oportunidade para o consumidor que economizou para adquirir os produtos com valor mais baixo neste período do ano. “Esse é o primeiro ganho da cidade e ele está espalhado nos 93 bairros e não precisa fazer nem muito esforço, ele pode comprar no bairro dele, às vezes o produto vai ter que procurar no outro bairro. Para os comerciantes é inteligente porque no mês de fevereiro é mês de férias, muita gente vai para a praia, casa alugada, carnaval no meio, os dois carnavais, tanto em Porto Alegre e outros estados do Brasil inteiro, Festa dos Navegantes, então, diminui muitos dias nesse mês de fevereiro. Porém, o custo do lojista continua o mesmo, ou seja, ele tem o aluguel, ele tem o funcionário, ele tem o imposto, então ele precisa encontrar uma maneira inteligente de como ele recupera o caixa dele. Então acho que surgiu isso, foi crescendo e esse é o evento que hoje, consagra a cidade e também, um ganha-ganha: ganha o cidadão, ganha o lojista e ganha a cidade”.
Participam da ação promocional em 2024, 5 mil estabelecimentos comerciais e de serviços em 36 segmentos; 36% estabelecimentos em shoppings, cerca de 1,8 mil; 64% estabelecimentos de rua, cerca de 3,2 mil; presença digital de 26%, cerca de 1,3 mil estabelecimentos nas plataformas Facebook, Instagram e site.
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