Áreas já inundadas devem ter transtornos novamente até o começo da semana.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, reforçou o alerta para nova elevação perigosa de rios nas áreas atingidas por enchentes do Estado. “Não é o momento de voltar para localidades em risco”, enfatizou em vídeo divulgado nas suas redes sociais.
Leite mostrou gráfico de subida do rio Taquari, que já estaria na cota de inundação nas áreas de Estrela e Lajeado. “(Há alerta) especialmente no Norte e Nordeste, com influência nos rios Taquari, Jacui, rio dos Sinos e rio Caí”, salientou.
“Existe esse alerta na madrugada de sábado para domingo, com impactos em diversos municípios”, avisou o governador. “Há preocupação de elevação com impacto em muitas residências”, reforçou.
A Grande Porto Alegre também deve sofrer efeitos. “O Taquari vai influenciar no Jacuí, que vai afetar Eldorado do Sul, assim como as Ilhas. O que estava baixando já, deve elevar novamente.”
Além da alta das águas, Leite fez alerta especial para as áreas altas. “Também há riscos nas encostas de morros, de deslizamentos.”
Correio do Povo