Inmet emite três alertas de tempestade e vento com rajadas de até 100km/h no RS

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste sábado (11) três alertas para o Rio Grande do Sul.

O aviso laranja – de perigo de chuva intensa – vale para a maior parte do Estado, abrangendo as regiões Noroeste, Centro, Sudoeste, metropolitana de Porto Alegre, Sudeste, Nordeste e Serra.

O aviso é válido até as 18h de domingo.

A previsão é de que seja registrado entre 50 e 100 milímetros de chuva em 24 horas — a média do mês inteiro varia entre 140 e 180 milímetros no Estado — e vento forte, com rajadas de 60 a 100 km/h.

Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Outros dois alertas amarelos também foram emitidos pelo Inmet. Um deles é de perigo potencial de chuva intensa nas regiões Sudoeste, Sudeste e Centro Ocidental. O aviso é válido até domingo, às 18h. Há risco de chuva de até 50 milímetros e de vento intenso, entre 40 e 60 km/h.

O outro alerta amarelo é de perigo potencial de tempestade e abrange principalmente Santa Catarina, mas também terá efeito sobre o Noroeste e o Nordeste gaúcho. O alerta é válido para este sábado até 23h59min. É esperada chuva de até 50 milímetros e vento de 40 a 60 km/h. Há risco de queda de granizo.

No domingo (12), com um fluxo de umidade vindo do norte do país aliado a formação de um ciclone próximo à costa gaúcha, a chuva volta a ficar intensa na Metade Norte, Centro e Região Metropolitana, com volumes entre 90 e 180 milímetros entre as Missões, parte do Noroeste, Centro, Vales, Região Metropolitana, Serra e Litoral Norte.

Já no Sul e na Costa Doce, há chuva moderada e persistente.

A Climatempo explica que ao longo do domingo, o ciclone extratropical vai se organizar no Litoral entre o RS e Santa Catarina, mas só deve estar plenamente formado à noite.

No entanto, o processo de formação já provoca aumento da chuva e dos ventos.

Os ventos sopram de Sul/Sudeste na Metade Sul e no Leste, com rajadas em torno dos 40 aos 60 km/h, mantendo o mar agitado.

As temperaturas da manhã variam entre 13 e 19°C.

 

Lucas Filho

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

AS MAIS LIDAS

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionadas