Governo gaúcho cria página com informações sobre o bicentenário da imigração alemã

Entre as ações comemorativas, estão atividades culturais, gastronômicas, esportivas, religiosas e educativas. (Foto: Lauro Alves/Secom)

Em comemoração aos 200 anos da imigração alemã, o governo do Estado preparou uma série de atividades que ocorrem durante todo o ano de 2024. Para organizar a programação e fornecer informações precisas e atualizadas, a Secretaria da Cultura (Sedac) disponibilizou uma página que reúne tudo o que é importante saber para acompanhar as ações, que ocorrem em diversas cidades do Rio Grande do Sul.

A titular da Sedac, Beatriz Araújo, ressaltou a importância de se reconhecer as influências da imigração alemã na cultura e na formação do RS. “Somos um Estado com enorme diversidade cultural e étnica. Isso é um legado dos imigrantes e dos seus descendentes, os quais exercem forte influência nas nossas cidades, na nossa economia, na nossa gastronomia e nas tradições.

O bicentenário busca reconhecer a influência germânica e reforça laços institucionais e diplomáticos, ou seja, é uma oportunidade de celebração e integração”, comentou.

Logo na abertura da página, o usuário encontra uma descrição do bicentenário (em português e em alemão), que foi instituído por decreto governamental em 2021 e alterado, para acréscimos de entidades e instituições importantes, em 2023, sobre as quais também há informações no conteúdo disponibilizado.

As festividades têm o objetivo de refletir sobre as contribuições dos imigrantes no passado, no presente e no futuro. Os decretos preveem ações e eventos para homenagear a imigração e trazer benefícios para toda a sociedade.

O presidente da Comissão do Bicentenário e subsecretário da Justiça e Integridade da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Rafael Gessinger, pontuou que a página possibilita um espaço para compartilhar recursos importantes das comemorações. “Na página oficial do Bicentenário da Imigração Alemã, disponibilizamos uma gama de recursos valiosos, como o vídeo do lançamento e um folder bilíngue, com informações importantes sobre a comemoração. É um espaço para manter todos informados sobre o que vai ocorrer durante este ano, além de possibilitar a consulta à programação. Estamos empolgados em compartilhar esses recursos e esperamos que todos se envolvam e aproveitem ao máximo esta celebração”, afirmou.

Ainda na página inicial, são apresentadas as 11 subcomissões que trabalham na organização dos festejos: Cidadania e Direitos Humanos; Ciência e Inovação; Desenvolvimento Econômico; Escolas; Exposições; Fé e Ações Sociais; Folclore; História da Imigração Alemã; Língua Alemã; Turismo e Esporte; e Amigos do Bicentenário. A última foi criada especialmente para integrar os migrantes que chegam atualmente ao Rio Grande do Sul, bem como outras pessoas que desejem participar do processo de organização.

Em uma das seções são apresentadas as perspectivas de entidades públicas, entre secretarias e Poder Executivo de municípios, instituições privadas e do terceiro setor que desenvolvem ações durante o bicentenário. Em breves textos, cada instituição descreve sua linha de trabalho e apresenta algumas das atividades previstas para 2024.

Na seção de notícias, é possível acompanhar as novidades do Bicentenário da Imigração Alemã. Reuniões, eventos e atrações da programação são divulgados para que os interessados possam se programar e acompanhar as comemorações.

A programação já consolidada pode ser acessada em Programação, sendo possível acessar os eventos conforme o dia de interesse. Outra opção é a visualização de todos as atividades já disponíveis em formato de lista.

O destaque fica para a exposição Schwestern, Mulheres Protagonistas na História da Saúde no RS, parceria com a Associação Hospitalar Moinhos de Vento, aberta para visitação no Museu Julio de Castilhos até o final de novembro.

Para os que desejam aderir às comemorações do bicentenário, a página traz um formulário que pode ser preenchido com informações relacionadas às atividades ou aos projetos desenvolvidos. É necessário informar o município onde serão realizados, os dados dos eventos e se são uma iniciativa do poder público ou da sociedade civil.

Caso necessite, o interessado também tem acesso aos materiais da identidade visual, disponíveis para download em formatos aberto e fechado.

 

osul.com.br

Compre Aqui!

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

As Mais Lidas...​

Notícias Relacionadas