Pesquisar

Governo do Paraná enviará avião para fazer translado de corpo de criança que morreu em cânion de Cambará do Sul

Por: Portal Serra e Litoral

Parque está fechado nesta sexta-feira. Neimar de Cesero / agência RBS

Governo do Paraná enviará avião para fazer translado de corpo de criança que morreu em cânion de Cambará do Sul.

Outra aeronave levará os familiares dela de volta ao Estado. A queda da menina ocorreu no começo da tarde de quinta-feira.

Um avião da Casa Militar do Estado do Paraná fará o translado do corpo de Bianca Bernardon Zanella, 11 anos, que morreu ao cair do Cânion Fortaleza, em Cambará do Sul, na quinta-feira (10).

A informação foi confirmada pela assessoria do governo.

Na nota, o governo afirma que o procedimento ocorrerá assim que o corpo da criança for liberado pelo Instituto Médico Legal (IML).

Uma outra aeronave da Secretaria da Segurança Pública levará os familiares de volta ao Paraná. Eles residem em Curitiba.

5323447 9f59d37d80f380b
Bianca Bernardon Zanella morreu após cair do Cânion Fortaleza.
Corpo de Bombeiros / Divulgação

A nota finaliza afirmando que os bombeiros paranaenses que foram até Cambará do Sul seguem auxiliando a família em todos os procedimentos.

Em nota, a Polícia Civil informou que já efetuou as diligências preliminares para o esclarecimento do acidente, atendimento aos familiares e a requisição de perícias.

A perícia foi acionada para realização, nesta sexta-feira, para esclarecimento técnico, especialmente sobre as regras de segurança aplicadas ao local.

A delegada Fernanda Aranha, responsável pela Delegacia de Cambará do Sul, afirma também que a Polícia Civil instaurou inquérito policial para apurar todas as circunstâncias.

 

 

O acidente

A queda aconteceu às 13h.

A menina era moradora de Curitiba, no Paraná, e estava acompanhada dos pais.

Segundo o secretário de Turismo de Cambará, Andrews Mohr, os pais da menina relataram que a família estava no mirante, ponto mais alto do cânion, e que se deslocava para um banco de descanso, onde fariam um lanche.

Nesse momento, a menina teria saído correndo, o pai foi atrás, mas ela acabou caindo do local.

Ela foi visualizada por um drone com câmera térmica, que permite a identificação de variações de temperatura, por volta das 17h30min.

Foi necessário perfurar rochas para conseguir fixar os equipamentos.

Por isso, a descida teve início somente horas depois, por volta das 22h. Às 23h15min, o Corpo de Bombeiros de Canela informou que o acesso ao local foi realizado, após a descida de dois operadores. Às 23h, foi possível visualizar a vítima e colocá-la na maca. No entanto, ela já estava morta.

De acordo com o secretário, até então, não havia histórico de quedas desse tipo no Cânion Fortaleza. O que já ocorreu, segundo ele, foram acidentes envolvendo pessoas que adentram no local para fazer a chamada travessia — que consiste em entrar no início da fenda onde o cânion começa e percorrer o interior dos paredões. Essa prática é proibida.

 

 

Sobre o Cânion Fortaleza

O Cânion Fortaleza fica a 23 quilômetros da área central de Cambará do Sul. Possui 7,5 quilômetros de extensão, 2 mil metros de largura e uma altitude de 1.157 metros em relação ao nível do mar.

O acidente com a menina aconteceu no principal passeio do cânion.

Na Trilha do Mirante, os visitantes acessam a parte mais alta do desfiladeiro, avistam a extensão do cânion e, em dias sem nevoeiro, cidades como Torres, no litoral gaúcho, e Jacinto Machado e Sombrio, em Santa Catarina.

Screenshot 2 3

Além do Parque Nacional da Serra Geral, onde fica o Fortaleza, Cambará também sedia o Parque Nacional dos Aparados da Serra, conhecido pelo Cânion Itaimbezinho. Ambos foram concedidos à iniciativa privada em outubro de 2021. Desde então, a administração dos parques cabe à empresa Urbia Cânions Verdes.

A concessionária Urbia Cânions Verdes emitiu uma nota de pesar pelo falecimento da criança e em solidariedade à família.

Em sinal de luto, a concessionária manterá fechado o Cânion Fortaleza, no Parque Nacional da Serra Geral, nesta sexta-feira (11). Veja a nota completa.

A concessionária Urbia Cânions Verdes, responsável pelos serviços de apoio à visitação nos Parques Nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral, lamenta profundamente a tragédia ocorrida no Cânion Fortaleza e se solidariza com a família da criança, vítima da queda.

A empresa concentrou todos seus esforços no apoio às autoridades durante o resgate, que se iniciou imediatamente após a equipe da concessionária ter sido informada do acidente.

A companhia segue cooperando com as investigações sobre o caso.

Em sinal de luto e respeito, a Urbia manterá fechado o Cânion Fortaleza no Parque Nacional da Serra Geral, em Cambará do Sul (RS), nesta sexta-feira (11).

 

gauchazh.clicrbs.com.br

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionados

Últimas Notícias

Onde Ir

Clique na foto para acessar o site do corretor

Cabana para Locação na Praia de Atlântida Sul

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Fonte de dados meteorológicos: 30 tage wettervorhersage