Exposição ao sol: saiba como amenizar manchas e uniformizar o tom da pele

Da prevenção aos tratamentos de clareamento, especialista explica quais procedimentos merecem atenção

jpg-14-1024x512 Exposição ao sol: saiba como amenizar manchas e uniformizar o tom da pele

Protetor solar deve ser usado todos os dias, independentemente da época do ano | Foto: Freepik

 

A exposição ao sol é quase inevitável em meio a uma grande onda de calor que atinge o Brasil. Com isso, aumentam os riscos de insolação, desidratação, envelhecimento precoce da pele e até câncer.

O mais comum dos problemas é a produção de melanina em excesso estimulada pela exposição solar sem proteção, causando manchas.

As principais áreas que sofrem são rosto, colo, ombros, braços, mãos e pernas, já que são zonas mais expostas a grandes doses de raios UV.

Por mais que não tenham consequências mais severas, muitas pessoas se incomodam com o aparecimento dessas marcas.

Por isso, a fisioterapeuta Renata Taylor, consultora da HTM Eletrônica, orienta como prevenir e tratar manchas na pele.

 

Confira:

Use protetor solar todos os dias
Independentemente da época do ano, da temperatura e da previsão do tempo, é fundamental usar protetor solar. “A radiação ultravioleta age em todas as estações e provoca danos que comprometem a estrutura de sustentação da pele, causando o aparecimento precoce de rugas e flacidez, além de manchas”, explica Renata.

A orientação continua sendo reaplicar o protetor de quatro em quatro horas em ambientes fechados e de duas em duas horas se houver exposição direta ao sol.

 

Saiba seu tipo de pele
Descobrir o seu tipo de pele ajuda na escolha certa de um tratamento. Além disso, usar produtos inadequados faz com que os ativos trabalhem de forma contrária às suas necessidades, promovendo respostas também inadequadas. A escolha do cosmético ideal visa tratar corretamente e potencializar os resultados de acordo com as características de cada um.

 

Use cremes hidratantes e séruns
Desde que devidamente indicados por um dermatologista, cremes hidratantes e séruns podem ajudar no desaparecimento das manchas. Eles devem ser escolhidos em conjunto com um profissional, para propor o tratamento correto de acordo com sua pele e a necessidade específica de cada caso. Assim, os melhores resultados para minimizar a aparência das manchas na pele ficam garantidos.

 

Invista em tratamentos estéticos
Tratamentos estéticos alinhados aos cuidados diários potencializam os resultados de forma eficaz e segura. Equipamentos de luz intensa pulsada, como o Light Pulse, utilizam uma técnica indicada para tratamento de manchas ocasionadas pelo excesso de exposição solar, atuando na despigmentação e clareando a pele.

A luz intensa pulsada utiliza fontes de luz com todas as cores do arco-íris, favorecendo a síntese de colágeno, deixando a pele mais firme e com tom uniforme. Também é possível realizar tratamentos de clareamento para melasma e melanoses solares através de led.

 

Correio do Povo