Estado inaugura segundo Centro de Acolhimento para desabrigados pelas enchentes

O Centro Vida abrigará cerca de 850 pessoas que perderam suas casas nas enchentes. - Foto: Joel Vargas/Ascom GVG

O Estado abrirá ainda um terceiro CHA, no Centro Olímpico Municipal de Canoas, que terá a mesma estrutura do CHA Vida.

O governo do Estado inaugura, nesta quinta-feira (11), o CHA (Centro Humanitário de Acolhimento) Vida, no bairro Rubem Berta, na Zona Norte de Porto Alegre. O espaço abrigará cerca de 850 pessoas que perderam suas casas nas enchentes de abril e maio no Rio Grande do Sul. (Detalhes aqui)

O local fica na Avenida Homero Guerreiro, no campo esportivo do Centro Humanístico Vida. Esse é o segundo CHA aberto no Rio Grande do Sul. O primeiro, denominado Recomeço, teve inauguração há uma semana, em Canoas, na Região Metropolitana.

No Centro Recomeço, utilizou-se outro tipo de estrutura habitacional: casas modulares doadas pela Acnur (Agência da ONU para Refugiados), que também garantem privacidade e individualidade às famílias. O Estado abrirá ainda um terceiro CHA, no Centro Olímpico Municipal de Canoas, que terá a mesma estrutura do CHA Vida.

No Centro Vida, a montagem das estruturas ocorreu em forma de tendas, que abrigam instalações habitacionais e complementares. A fim de garantir mais privacidade e individualidade aos acolhidos, os 122 dormitórios são distribuídos em quatro alas: grupos familiares, homens, mulheres e a ala LGBTQIA+, pensada como opção para as pessoas deste grupo que se sentirem vulneráveis em outros espaços.

Além disso, os banheiros são exclusivos para cada ala. No local, há também refeitório, lavanderia coletiva, berçário, fraldário, posto médico, policiamento 24h, ambientes multiuso e espaços para as crianças e de conectividade. Lá os acolhidos poderão carregar seus telefones e acessar a internet.

O centro conta com serviços de água, saneamento, energia elétrica, wi-fi gratuita, assistência médica e social, atividades de integração e apoio psicológico, além de acompanhamento por psicopedagogos e pediatras especializados em desenvolvimento infantil para as crianças.

A iniciativa
Além disso, a iniciativa do governo do Estado, coordenada pelo GVG (Gabinete do Vice-Governador), faz parte do Plano Rio Grande, que atua no enfrentamento aos efeitos das enchentes.

Atuaram na realização do projeto o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac financiou a instalação das estruturas, realizada pela empresa DMDL, e a Agência da ONU (Organização das Nações Unidas) para as Migrações (OIM) fará a gestão do centro.

A preparação do terreno e a montagem das estruturas começaram, respectivamente, em 7 e 17 de junho. O período entre o início das obras e a entrega do espaço durou pouco mais de um mês.

A Prefeitura de Porto Alegre auxiliará na prestação de diferentes serviços, além de ter providenciado as instalações hidrossanitárias e a distribuição de pontos de luz. O centro recebeu também doações de empresas privadas e organizações, como a Oi S.A., Whirlpool Corporation e Cordeiro Kids.

 

agorars.com/rs

Guia Serra e Litoral só R$ 20 POR ANO
Estamos em faze de lançamento, Anuncie Conosco preço promocional

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionadas