Uma delas é prevista em área tradicional de botos
Atual ponte foi construída na década de 1950 – Camila Hermes / Agencia RBS
No próximo mês, moradores e veranistas conhecerão mais detalhes sobre os dois projetos de pontes que estão sendo avaliados para ligar as cidades de Imbé e Tramandaí em uma nova opção de deslocamento. A empresa Garden Consultoria Projetos e Gestão executa o estudo de impacto ambiental desde março de 2022.
A primeira opção tem traçado de 1,6 quilômetro e previsão de investimento de R$ 142 milhões, por dentro da lagoa do Armazém. A outra é mais curta, tem 180 metros e custaria R$ 40 milhões.
Esta última seria construída no mesmo local onde havia uma passarela, conhecida como Ponte das Sardinhas. Porém, o ponto conta com a presença constante de botos, o que levantou a possibilidade de não ser aceita por questões ambientais.
Um estudo de viabilidade técnica, identificou estes locais onde a travessia poderá ser construída. Uma audiência pública foi realizada em agosto de 2022. Cabe agora ao estudo ambiental identificar se é permitido fazer essa construção.
O contrato com a empresa Garden foi assinado ao custo de R$ 210,84 mil e deveria ser desenvolvido até setembro do ano passado. Porém, uma série de aditivos acabou adiando a entrega da documentação para dezembro de 2023.
Concluída essa etapa caberá à Fundação Estadual de Meio Ambiente (Fepam) conceder ou não a licença de construção. Depois disso, restará ainda realizar a contratação do projeto executivo. Ele é que irá definir o modelo da ponte e carga que a estrutura precisará suportar. Somente depois é que será possível escolher a empresa que irá executar a obra.
A atual ponte, construída na década de 1950 e ampliada 30 anos depois, tem estrutura antiga e não comporta as necessidades atuais, especialmente durante a alta temporada de verão.
Pesca das tainhas
A instalação de uma nova ponte na antiga Ponte das Sardinhas causa preocupação entre pesquisadores que estudam a pesca cooperativa entre pescadores e botos na Barra do Rio Tramandaí, que separa as duas cidades do Litoral Norte. A atividade envolve os trabalhadores da região e os botos “trabalhando juntos” para capturarem as tainhas.
Promessa do governo
O governo do Estado havia prometido que as obras da nova ponte entre Imbé e Tramandaí começariam em 2022. Em janeiro, o Palácio Piratini se comprometeu a passar R$ 34,07 milhões para a construção. A obra é aguardada há mais de 20 anos.
Ela foi ampliada 30 anos depois – Camila Hermes / Agencia RBS
Ponte não comporta as necessidades atuais, especialmente durante a alta temporada de verão
Camila Hermes / Agencia RBS
Ponte não comporta as necessidades atuais, especialmente durante a alta temporada de verão
Camila Hermes / Agencia RBS
Governo do Estado prometeu que as obras da nova ponte começariam em 2022
Camila Hermes / Agencia RBS
Dois locais foram apontados por estudo de viabilidade técnica
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Um dos locais escolhido fica perto da antiga Ponte das Sardinhas
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Uma outra opção é avaliada por dentro da lagoa do Armazém
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O estudo que será apresentado para a Fepam deve ser concluído em dezembro
Camila Hermes / Agencia RBS
A Fepam é que irá dizer qual das opções é viável
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Enquanto isso, a antiga estrutura seguirá em uso
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