Em Guaíba, equipes se mantém mobilizadas no atendimento às ocorrências da chuva

Órgão segue atendendo munícipes que tiveram suas residências alagadas em decorrência das chuvas intensas | Foto: Lucas Wink / Divulgação

Defesa Civil e Secretarias já atuam em auxílio dos moradores.

A Defesa Civil de Guaíba informa que, até o momento, 81 pessoas, sendo 43 adultos e 38 crianças e adolescentes, totalizando 31 núcleos familiares, estão abrigadas no alojamento emergencial no Ginásio Coelhão.

Outras 250 famílias também foram resgatadas e realocadas para casa de parentes.

O órgão também alerta para a condição do nível do Guaíba, que recebeu expressivos volumes em razão das fortes chuvas dos últimos dias e está ultrapassando sua cota de inundação. A orientação é que os moradores das regiões destacadas, próximas ao Guaíba, deixem as áreas de risco e procurem abrigos públicos ou outro local de segurança. Em caso de emergência, entre em contato pelo WhatsApp: 51 98952.6257.

Além das equipes da Defesa Civil, as equipes da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos continuam realizando a desobstrução de ruas, riachos e valos. O gabinete de crise montado na Prefeitura definiu as equipes de trabalho em algumas frentes.

 

Doações

As doações foram separadas em três locais de triagem:

– A Casa Solidária, localizada na Rua Serafim Silva, n° 136, no Centro (ao lado dos correios), não estará mais recebendo doações. A partir do início da tarde, as doações devem ser entregues na Assermiba, localizada na Av. João de Araújo Lessa, 518 – Parque 35. Neste local, estarão recebendo doações destes itens: cobertores, lençóis, travesseiros e roupas. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 17h.

– No abrigo emergencial, neste momento, precisamos com urgência de paletes e colchões. As entregas podem ser realizadas diretamente no Ginásio Coelhão. Se necessário buscar, entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone/WhatsApp: 51 98952-6257. O atendimento é realizado 24h.

– Necessitamos de produtos de higiene pessoal: sabonete, escova de dente, creme dental, lenços umedecidos, shampoo e condicionador, desodorante, creme de pentear e fraldas infantis. As entregas devem ser feitas no saguão da Prefeitura de Guaíba, com atendimento 24h para receber as doações.

Além desses locais de triagem, precisamos de barcos para podermos retirar as pessoas em segurança de áreas alagadas. Não importa o tamanho do barco, quem puder emprestar ou conhecer alguém que possa, entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone/WhatsApp: 51 98952.6257.

 

Proteção aos animais

A Secretaria de Bem-Estar Animal está com sua equipe nas localidades alagadas, retirando os animais e os abrigando na Unidade de Controle de Zoonoses de Guaíba, mas pedimos que não mantenham os animais presos, pois dessa forma eles correm risco de vida.

A Secretaria está solicitando a doação de ração; quem puder ajudar, entre em contato com a Secretaria de Bem-Estar Animal pelo telefone/WhatsApp: 51 3480-7038, que eles irão buscar.

 

Unidades de saúde

Devido às condições climáticas que acarretaram em alagamentos, a Unidade de Saúde UBS Logradouro está fechada.

As demais unidades seguem atendendo normalmente, independentemente do território do usuário.

O pronto atendimento do Hospital Nelson Cornetet está recebendo apenas casos de urgência. Pra qualquer outro tipo de atendimento, a orientação é procurar a Unidade de saúde mais próxima.

 

Instituições de ensino
As aulas estarão suspensas nesta sexta-feira, 3, em todas as escolas da Rede Municipal de Guaíba, EMEIs e EMEFs. A medida prevê a segurança e integridade de toda a comunidade escolar.

 

Correio do Povo

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

AS MAIS LIDAS

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionadas