Dia Nacional do Riso: Veja Benefícios e Maneiras de Estimular Risada

Data é comemorada nesta segunda-feira (6). Aliviar estresse e diminuir ansiedade estão entre vantagens trazidas pelas gargalhadas.

galeria8 Dia Nacional do Riso: Veja Benefícios e Maneiras de Estimular Risada

Stand up de Paulo Gustavo arrancou risos da plateia do início ao fim — Foto: Marcos Dantas/G1 AMVocê já ouviu o ditado “rir é o melhor remédio”? Esse não é apenas um provérbio popular. 

O sorriso realmente traz benefícios para a nossa saúde. De acordo com profissionais da área, o simples ato traz diversos benefícios:

  • Ajuda na cura da depressão;
  • Aumenta a disposição física;
  • Alivia o estresse;
  • Diminui a ansiedade.

A risada é tão importante que tem a sua própria data. O Dia Nacional do Riso é comemorado nesta segunda-feira (6). Médicos dizem que as gargalhadas proporcionam a liberação dos hormônios da felicidade no cérebro: serotonina, dopamina, oxitocina e endorfina.

Em entrevista ao g1, o psicólogo Fabrício Lemos Guimarães conta que sorrir faz as pessoas verem a vida de uma forma mais “leve”.

“Na área da psicologia positiva, a gente tem visto bons resultados. Sorrir ajuda a melhorar a saúde mental e gera um ciclo virtuoso: quanto mais você ri, mais você vê a vida de uma melhor forma”, diz o psicólogo.

A terapia do riso

whatsapp-image-2023-10-31-at-15.36.55-4- Dia Nacional do Riso: Veja Benefícios e Maneiras de Estimular Risada

Grupo Doutores com Riso alegrando as pessoas do HCB — Foto: Foto: Doutores com Riso

 

A terapia do riso é uma técnica psicoterapêutica que pode ser utilizada de maneira complementar, com o objetivo de fazer rir e promover o bem-estar.

Patricia Carvalho Andrade, conhecida como a palhaça “Zenhoca”, faz parte do grupo Doutores com Riso, responsável por fazer as pessoas internadas no Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) rirem. Ela enxerga uma melhora na alimentação e maior colaboração nas consultas.

“Presenciamos uma melhoria na expressão das crianças. Elas dão mais sorrisos, ficam mais ativas para brincar , se alimentam melhor e tem uma maior colaboração com o tratamento médico”, afirma Patrícia.

A técnica ganhou visibilidade em 1960, com o médico Hunter Doherty Adams, inspiração para o filme “Patch Adams – O amor é contagioso“, que mostrou que a felicidade, em conjunto com o tratamento hospitalar, é diferencial na recuperação de pacientes.

 

Yoga do Riso

A Yoga do Riso começa com risos forçados e exercícios de respiração. Conforme o grupo vai entrando na “brincadeira”, o ato acaba se tornando verdadeiro. Helena Bastos, pedagoga e estudante de artes, conta que a técnica melhorou controle da respiração e passou a sentir mais alegria.

“Quando a gente ri, a gente expira três vezes mais que inspira. Isso faz com que a gente aumente a nossa capacidade respiratória, diminuindo as taxas de estresse e aumentando os hormônios da felicidade”, diz Helena Bastos.

A técnica surgiu na década de 90 , quando o médico Madan Kataria soube dos benefícios da risada comprovadas cientificamente e criou “clubes do riso” para ajudar comunidades indianas a reduzirem o estresse.

*Estagiário sob supervisão de Maria Helena Martinho

https://g1.globo.com