Deslizamentos, enchente e famílias ilhadas: Litoral Norte contabiliza danos com enxurrada

Deslizamento de terra atinge salão do Santuário Diocesano da Gruta em Dom Pedro de Alcântara

Situação mais grave foi em Dom Pedro de Alcântara. Em Maquiné, distrito no interior está ilhados por estragos em rodovia.

O Rio Grande do Sul amanheceu contabilizando os prejuízos nesta segunda-feira.

Ao menos 19 cidades gaúchas reportaram danos à Defesa Civil Estadual.

No Litoral Norte, o caso mais grave foi registrado em Dom Pedro de Alcântara, onde um deslizamento de terra provocou a destruição de um santuário religioso na tarde deste domingo. Apesar do estrago, ninguém ficou ferido.

Conforme o prefeito de Dom Pedro de Alcântara, Alexandre Evaldt, além da situação registrada no local religioso, houve também o desabamento de um barranco que atingiu parte de uma casa e danos em estradas rurais.

Além da cidade, outros municípios também contabilizam estragos, segundo a Associação de Municípios do Litoral Norte (Amlinorte), como inundações, danos em pontes e regiões ilhadas.

Este é o caso de Maquiné, onde o rio Forqueta saiu do leito e, além de alagar algumas residências, deixou toda a comunidade de Barra do Ouro ilhada, interrompendo a passagem de veículos nas rodovias ERS 454 e ERS 239.

Cerca de 2 mil pessoas vivem na localidade ilhada. De acordo com o secretário de Segurança de Maquiné, Edgar Richard Monteiro Alves, a via para o distrito de Barra do Ouro foi danificada com a enxurrada.

“Não há mais estrada, praticamente. O trecho está arrebentando. Alguns moradores tinham procedimentos de saúde para realizar hoje, como quimioterapia, mas não conseguem sair de lá. Também não sabemos quando a ambulância vai conseguir passar. Além disso, a água entrou em algumas casas na cidade. Cerca de 15 famílias dormiram no abrigo montado pela prefeitura, mas já saíram agora pela manhã depois que a água baixou”, explicou o secretário.

Conforme a Defesa Civil Estadual, outras cidades do Litoral Norte que reportaram estragos foram Capão da Canoa e Mampituba.

Além da região, foram registrados estragos na Serra Gaúcha e nos vales do Taquari, Caí e Paranhana.

 

Correio do Povo

Guia Serra e Litoral só R$ 20 POR ANO
Estamos em faze de lançamento, Anuncie Conosco preço promocional

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionadas