Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirma ocorrência de tornado em Júlio de Castilhos

Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirma ocorrência de tornado em Júlio de Castilhos. (Foto: Redes Sociais / Divulgação)

A recomendação é de que as pessoas que evitem permanecer nas proximidades do local onde está ocorrendo o fenômeno.

Durante a tarde da última segunda-feira (19), a Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil juntamente a Sala de Situação do Estado, cumprindo sua rotina de monitoramento dos eventos meteorológicos no Estado, analisaram dados e imagens e confirmaram a ocorrência de um tornado sobre a região de Júlio de Castilhos.

Segundo os meteorologistas da Sala de Situação, a disponibilidade de calor e umidade foram fatores responsáveis pelo desenvolvimento de tempestades isoladas no território gaúcho.

Essa condição atmosférica favoreceu o desenvolvimento de instabilidades que ocasionaram temporais isolados e a formação de um tornado na região de Júlio de Castilhos, fenômeno comum quando temos tais condições de calor e umidade, porém nem sempre constatados e registrados por meio de imagens.

As precipitações na região da ocorrência do tornado ficaram entre 20 e 35 mm/dia, não sendo reportados danos em decorrência do evento.

A Defesa Civil do RS recomenda às pessoas que evitem permanecer nas proximidades do local onde está ocorrendo o fenômeno, procurando abrigo em área segura.

Procure informações junto à Defesa Civil da sua cidade, conheça os Planos de Contingência municipais para saber quais os riscos e como agir em caso de desastre no seu município. Qualquer emergência ligue, 193 ou 190.

Tornado e ciclone: qual a diferença? defesa
Tornado é considerado o sistema mais destrutivo do planeta, os tornados são mais intensos e atuam em áreas menores, com ventos a partir de 120 km/h que podem atingir até 400 km/h.

Já o ciclone: geralmente se forma e ganha intensidade sob o oceano, com ventos acima de 119 km/h.

 

leouve.com.br

Compre Aqui!

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

As Mais Lidas...​

Notícias Relacionadas