
COORDENADORIA MUNICIPAL DA DEFESA CIVIL DE OSÓRIO REÚNE OS PRINCIPAIS ÓRGÃOS DO MUNICÍPIO PARA A REESTRUTURAÇÃO DO SETOR
………………..
Na ocasião, os secretários municipais de Administração e Obras, Claiton Rosa e Gilberto Souza, respectivamente, e o coordenador da Defesa Civil, Joaldo Alencar, fizeram uma apresentação das ações de prevenção realizadas pela Administração Municipal.
Desde o início do ano, equipes da Secretaria Municipal de Obras realizam a manutenção e ampliação da rede pluvial da cidade para aumentar a captação e melhorar o escoamento da água da chuva.
O objetivo é evitar o acúmulo de água e prevenir pontos de alagamentos, principalmente, com a previsão da chegada, no segundo semestre, do fenômeno El Niño.
Segundo os institutos de meteorologia, o fenômeno tem previsão de ser mais forte, com chuvas mais volumosas para o Estado.
Além da apresentação, foi acordado que a lei que estabelece a coordenadoria da Defesa Civil em Osório será reformulada.
Segundo o Coordenador, existem vários decretos estabelecidos, por isso, a lei será atualizada para dar mais efetividade na atuação da coordenação, principalmente, em momentos de situação climática adversa que possa causar danos e necessite de resposta rápida dos órgãos.
“Foi uma reunião muito produtiva e daremos sequência com a elaboração de uma nova lei. A coordenação da Defesa Civil estabelece a participação de um secretário executivo, o Conselho da Defesa Civil, um setor técnico e outro operacional, além de um fundo”, explica Alencar.
Participaram da reunião representantes da Corsan, CEEE Equatorial, Bombeiros, Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Estadual, secretários municipais e representantes de secretarias e assessorias da Administração Municipal.
Prefeitura Municipal de Osório