Desde o dia 2 deste mês, foi liberada a vacina contra a gripe para o público de forma geral, a partir dos 6 meses de idade.
Na cidade de Osório, a Secretaria de Saúde está expandindo suas iniciativas de vacinação, com metodologias que obtiveram como resultado, a primeira colocação em número de vacinados na região.
Durante entrevista à Jovem Pan, a Secretária Aline Bestetti deu detalhes de como está sendo realizado os trabalhos no município. A secretária salientou que para receber a vacina, é necessário apresentar um documento com foto e não apresentar sintomas gripais.
A vacinação é realizada diariamente das 8h às 12h e das 13h30 às 17h no Posto Central. Além disso, nos postos de saúde do interior, a vacinação é realizada em diferentes dias da semana e em horários específicos, abrangendo diversas comunidades.
Nos postos de saúde do interior, a vacinação acontece nas segundas-feiras pela manhã em Passinhos, e a tarde na Borrussia. Nas quintas no Posto de Santa Luzia à tarde, e na sexta-feira à tarde no Palmital.
Outra iniciativa é a oferta de turnos estendidos em vários locais da cidade, permitindo que aqueles que têm compromissos durante o dia possam receber a vacina. Essa extensão inclui até mesmo os sábados de manhã, durante a Feira do Produtor, no Largo dos Estudantes.
Em Osório o turno estendido acontece às segundas feiras em Atlântida Sul, e Albatroz, nas terças no Posto Central, quarta-feira no Caravagio e Laranjeiras, e quinta-feira no bairro Primavera. A vacinação do turno estendido é realizada até às 21h.
Osório se destaca na 18ª Coordenadoria Regional de Saúde, com quase 7 mil pessoas vacinadas. No entanto, apesar dos resultados positivos, a adesão do público prioritário ainda está abaixo do ideal, com aproximadamente 50% dessas pessoas buscando a vacina até o momento.
A estratégia adotada durante a pandemia, de levar a vacina até as empresas, inclusive aquelas com funcionários de outros municípios, será mantida, visando ampliar ainda mais a cobertura e alcançar a meta de imunização estabelecida.
Lucas Filho