Com danos estruturais, nova ponte pênsil entre Torres e Passo de Torres tem entrega adiada

A prefeitura de Passo de Torres e a empresa responsável pela reforma publicaram um termo aditivo. Alex Passaura / Athos Comunicação

Principal motivo do atraso foi a fissura entre as escadas de acesso e a plataforma de entrada, que tinham sido construídas em concreto.

Prevista para ser entregue neste sábado (6), a nova ponte pênsil entre Torres, no Litoral Norte, e Passo de Torres, em Santa Catarina, teve a conclusão adiada.

A prefeitura de Passo de Torres e a empresa responsável pela reforma publicaram termo aditivo acordado na segunda-feira (1°), com a prorrogação por mais oito meses, com novo vencimento previsto para o dia 31 de dezembro.

 

A obra começou em outubro do ano passado.

O principal motivo do atraso foi a fissura entre as escadas de acesso e a plataforma de entrada da ponte A prefeitura de Passo de Torres é a responsável pela obra e emitiu uma nota com esclarecimentos do engenheiro responsável.

Ele informou o problema ocorreu em razão de uma junta de dilatação entre as duas estruturas, que foram construídas separadas. O engenheiro garantiu que apenas o reboco foi afetado e será restaurado nos próximos dias.

Além disso, como os cabos que sustentam a ponte ainda não foram totalmente esticados, ela está mais baixa, o que ocasionou contato de embarcações com a estrutura. A nota da prefeitura reconhece que os danos foram acentuados em razão disso.

Cerca de 30 embarcações de pesca artesanal e industrial estão com dificuldades para atravessar o canal do Rio Mampituba nesse trecho, que dá acesso ao mar.

Os pescadores relatam prejuízos em meio ao período de safra da sardinha, onde a pesca é feita na maré alta. Com a ponte baixa, os barcos não conseguem passar pelo local.

A prefeitura alega que não houve dano substancial na ponte e que toda a estrutura passará por um “rigoroso processo de inspeção” antes da liberação para o público.

 

Queda durante o Carnaval

O rompimento da estrutura na madrugada de 20 de fevereiro de 2023 causou a queda de dezenas de pessoas.

A maioria teve ferimentos leves. Mas o jovem Brian Grandi, 20 anos, de Caxias do Sul, se afogou e não sobreviveu. O corpo dele foi encontrado somente dois dias depois, na Praia Azul, em Santa Catarina.

Mais de um ano depois, ainda não houve nenhuma responsabilização pelo ocorrido.

O incidente foi investigado em dois inquéritos separados e em paralelo: um na Polícia Civil de Torres e outro na delegacia de Santa Rosa do Sul, referente a Passo de Torres, em Santa Catarina.

 

Confira a nota completa

A Prefeitura de Passo de Torres, pautada pela transparência e pelo diálogo constante com a população, vem a público esclarecer sobre o andamento da construção da Ponte Pênsil, localizada na divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

É importante ressaltar, inicialmente, que a obra está dentro do prazo estabelecido para sua conclusão. Porém, ainda não atingiu seu estágio final, uma vez que os cabos necessários não foram todos esticados. Neste sentido, apresentamos os esclarecimentos do engenheiro responsável, Douglas Pelegrini.

Conforme informações do engenheiro civil Douglas Pelegrini, as fissuras visíveis entre a rampa de acesso e a plataforma de entrada da passarela são resultado da presença de uma junta de dilatação entre as duas estruturas, as quais foram construídas separadamente, possuindo, portanto, comportamentos estruturais distintos.

Destaca-se que apenas o revestimento (reboco) foi afetado, e nos próximos dias, providenciaremos a restauração do acabamento no local.

Além disso, é importante registrar que as fissuras na estrutura foram acentuadas após incidentes envolvendo embarcações que não observaram a altura atual da estrutura. Vale ressaltar que a altura da ponte aumentará após a conclusão do esticamento dos cabos.

Durante esta fase de construção, é natural perceber um desnível no meio da estrutura devido ao processo de esticamento dos cabos. Os procedimentos de montagem da estrutura prosseguem conforme o planejado, e os reparos necessários estão sendo realizados neste ponto específico.

Salientamos que nenhum dano substancial à estrutura da ponte foi identificado, o que não constitui motivo para maiores preocupações. Antes da liberação para o tráfego público, a estrutura de concreto, cabos de aço e madeira passará por um rigoroso processo de inspeção.

A Prefeitura de Passo de Torres reafirma seu compromisso com a transparência, mantendo, desde o início da construção da ponte, a comunidade informada sobre o andamento desta importante obra para o município.

 

gauchazh.clicrbs.com.br

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

AS MAIS LIDAS

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionadas