Na manhã ensolarada deste domingo, 6 de julho, a Lagoa do Armazém recebeu o colorido das velas nas canoas durante a realização do 35º Circuito de Canoagem da 33ª Festa Nacional do Peixe de Tramandaí.
Com vento fraco a moderado na faixa de 15 a 20 Km, a competição contou com mais de 40 inscritos.
Os pescadores inicialmente se concentraram ao lado do trapiche e a seguir foram até o centro da lagoa, próximo a segunda torre de transmissão de energia impulsionados por motores.
No local da largada foram içadas as vela e as embarcações iniciaram a competição num percurso de aproximadamente 2 mil metros.
O público acompanhou atento o percurso que foi feito em cerca de 20 minutos com a chegada ao lado trapiche. Na competição. Não são declarados vencedores pois o objetivo é a integração entre os pescadores.
O prefeito de Tramandaí, Juarez Marques da Silva acompanhou o evento e falou que este foi um momento especial, pois o circuito de canoagem deu origem à Festa Nacional do Peixe. “ Trazer o pescador para dentro da festa manter a tradição de nossa história.” Disse Juarez.
Durante a solenidade de finalização, houve uma homenagem aos 70 anos da Ascar (Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural), que juntamente com a Emater, vem auxiliando os pescadores.
Todos os participantes receberam troféus em um kit com macacão e botas para pescaria.
O secretário da Pesca e Agricultura de Tramandaí. Marcos Krumennauer enfatizou que a peça principal é o pescador. “ A Festa só existe por causa dos pescadores que fizeram a história desta cidade.”. disse o secretário informando ainda que está aberta uma chamada pública aos pescadores com o objetivo de conserto e reforma de sarilhos, onde 40 pescadores serão contemplados com recursos que somam R$ 400 mil, através de emendas parlamentares.
O vice-prefeito de Tramandaí, Claudiomir da Silva Pedro disse que o evento resgata a cultura da pesca e celebra a família dos pescadores.
Aos pescadores e familiares foi servido um galeto e tainha assada às margens da Lagoa do Armazém.
jplitoral.com.br